ELEIÇÕES 2020

Justiça eleitoral investiga se vídeo fake prejudicou eleição em Marcos Parente

O ofício com os fatos foi enviado para o promotor eleitoral da 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe


Marcos Parente

Marcos Parente Foto: Divulgação

O procurador Regional Eleitoral do Piauí (PRE-PI), Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, mandou investigar se a eleição na cidade de Marcos Parente, região Sul do Piauí, foi prejudicada por fake news (notícias falsas). O despacho é de sábado (28/11).

O ofício com os fatos foi enviado para o promotor eleitoral da 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe "para que sejam adotadas as medidas pertinentes ao caso" pois a atribuição para ajuizamento de ação eleitoral é do mesmo.

Segundo consta no despacho do procurador regional, os fatos relatam que: "as eleições municipais para prefeito de Marcos Parente foram prejudicadas por FAKE NEWS, divulgadas em vídeos, com cortes, feito para manipular a opinião pública, produzidos, em tese, pelo candidato a prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves Rodrigues, e compartilhados em redes sociais Instragram, Facebook e em grupos do WhatsApp, nas vésperas da eleição, no dia 13 de novembro, por Erovan Trajano da Fonseca e também pelo próprio candidato a prefeito beneficiado".

A Justiça Eleitoral tem entendimento de que uma eleição poderá ser anulada se for comprovado a interferência de fake news. Se o promotor eleitoral entender que os candidatos a prefeito e vice-prefeito eleitos, Gedison Alves e Iara Martins, foram beneficiados pela desinformação, poderá ser ajuizada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pedindo a cassação dos mesmos e a realização de novas eleições.  

Entenda o caso:

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Gedison Alves noticiou aos eleitores, nas vésperas da eleição, fato inverídico, ou seja, atribuiu a seus adversários crime de desvio de mais de 1 milhão e 700 mil reais, crime esse inexistente segundo consta no processo de prestação de contas (nº 002998/2016) pendente de julgamento no TCE-PI, configurando portanto Fake News. O vídeo trata-se de uma sessão do TCE-PI que foi cortada e editada como uma propaganda eleitoral, introduzindo falas de um narrador e do próprio candidato.

Veja o referido vídeo e as imagens dos compartilhamentos no Facebook, Instagram e grupos do WhatsApp:

PROVAS - IMAGENS DAS PUBLICAÇÕES EM GRUPOS DO WHATSAPP (1).pdf

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: