DEBATE

Isolamento da rua do Teatro 4 de Setembro é tema de Audiência Pública

Evento aconteceu na última sexta-feira (6), no Teatro 4 de Setembro


Audiência

Audiência Foto:

Foi realizada, na última sexta-feira (6), Audiência Pública sobre o isolamento total da rua que passa em frente ao Teatro 4 de Setembro, bem como sobre a nomeação do local como "Travessa Júlio Romão", em homenagem ao escritor, poeta e jornalista teresinense que pertenceu à Academia Piauiense de Letras.

O evento, proposto pelo vereador Deolindo Moura (PT), aconteceu no Teatro 4 de Setembro e contou com a presença de representantes da Secretaria do Estado da Cultura, Conselhos Municipal e Estadual de Cultura, Fundação Monsenhor Chaves, Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Centro / Norte (SDU – Centro / Norte), classe artística de Teresina e frequentadores do espaço.

Segundo Deolindo, a ação teve como objetivo discutir medidas visando à valorização do teatro e do trabalho dos artistas locais. "O Teatro desempenha um importante papel para a nossa cultura. Precisamos que as pessoas que frequentam o lugar, sejam visitantes ou artistas, tenham o acesso facilitado. A nossa homenagem ao Júlio Romão é justa e necessária, considerando a relevância do trabalho desenvolvido por ele", destaca.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) demonstrou posicionamento favorável ao fechamento da rua. "Enquanto técnico, posso dizer que somos contrários à reabertura da rua para o trânsito de veículos porque é uma área tombada. Nós fizemos estudos que apontaram que a liberação da rua para veículos vai danificar a estrutura física do teatro, já que estamos falando de uma obra que tem 125 anos", esclarece.

A atriz e ativista da classe artística, Safira Bengel, pediu que fossem promovidas ações referentes à segurança do local. "Muitas pessoas estão deixando de vir ao teatro por sentirem medo. Então, seria muito bom se a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Teresina pudessem auxiliar nessa questão", solicita.

Como encaminhamentos da audiência, será enviado requerimento à Prefeitura solicitando o início do processo de nomeação da rua e o fechamento total da via. Será solicitado, também, que a Strans reforce a fiscalização durante as atividades do teatro e a Polícia Militar amplie o policiamento na região, bem como o apoio da Guarda Civil para colaborar com a segurança do local.

Fonte: R2

Próxima notícia

Dê sua opinião: