PANDEMIA

Governo libera abertura da construção civil, clínicas e parte do comércio dia 6 de julho

Protocolos que irão orientar a reabertura destes segmentos já estão finalizados


Wellington Dias durante live

Wellington Dias durante live Foto: Piauihoje.com

O Governo do Piauí, em acordo com a Prefeitura de Teresina e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), decidiu autorizar a reabertura de setores da economia no próximo dia 6 de julho. A decisão foi tomada pelo governador Wellington Dias após reunião com o varias instituições estaduais, na manhã de hoje(25)

Os setores que serão liberados na primeira etapa do Pacto de Retomada Organizada (PRO PIAUÍ) são a cadeia da  construção civil, automotivo e o setor de clínicas de saúde.

a cadeia da construção civil é composta por, entre outras, a indústria extrativista e de fabricação de matérias para construção civil, como cerâmicas e fábricas de premoldados e as lojas de material de construção.

A cadeia da venda e recuperação de veículos automotores incluí as oficinas e a venda de autopeças e assessórios para carros, motos tratadores, lanchas e aviões. 

Já a cadeia dos serviços de saúde inclui clínicas e consultórios médicos, clínicas de fisioterapia, além das clínicas veterinárias e lojas de produtos para saúde animal.

Protocolos prontos

Durante uma live nesta quinta-feira (25), o governador Wellington Dias garantiu que os protocolos que irão orientar a reabertura destes segmentos já estão finalizados. "Também estamos com um grupo de trabalho que junto com empresários e trabalhadores estão pactuando os protocolos para que tenhamos uma retomada organizada", diz Wellington. 

De acordo com técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado já ficaram prontos os protocolos para a áreas da construção civil,  clínicas e comércio automotivo. "Com isso poderemos anunciar que, alcançando os objetivos com o esforço de todos nestes dois finais de semana, no dia 6 de julho podemos iniciar a retomada das atividades econômicas já definidas, explica o governador. 

Antes de autorizar a retomada de qualquer atividade econômica, Wellington Dias decidiu adotar medidas mais duras para reforçar o isolamento social no Piauí nos finais de semana, incluindo multa para quem estiver em locais com atendimento público sem o uso da máscara de proteção.

Outras decisões levam a restrição mais duras neste e no próximo final de semana. Ficou decido que nesta sexta (26), sábado (27) e domingo (28), e, também, na próxima quinta-feira (2), sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5) será mais restrito o funcionamento de serviços essenciais visando diminuir a procura por leitos hospitalares e as mortes em decorrência da Covid-19.

Mais pontos considerados importantes pelo governador para a reabertura são os bons índices do Estado. O Piauí possui uma das menores taxas de letabilidade e óbito causados pelo novo coronavírus.


Próxima notícia

Dê sua opinião: