Política

Governo do Piauí inicia unificação das ações de segurança pública

Wellington Dias reuniu os órgãos de segurança pública n a sexta-feira (4)

Domingo, 06/01/2019 às 09:01



Foto: Thanandro Fabrício Órgãos de segurança planejam sistema estadual de classificação de risco
Órgãos de segurança planejam sistema estadual de classificação de risco

O governador Wellington Dias reuniu os órgãos de segurança pública na sexta-feira (4)  para encaminhar a unificação da segurança pública estadual. Nos próximos dias cada órgão deverá apresentar minutas de termos de cooperação para integrar a segurança em todo o estado e implantar um sistema modelo de classificação de risco.

As propostas dos órgãos das diferentes experiências na área da segurança reúnem a área civil de investigação, sistema penitenciário, parte ostensiva de prevenção e bombeiros. O objetivo é criar um sistema de classificação de risco para todas as áreas da segurança, a exemplo do que ocorre na área da Saúde e da Educação. Políticas, recursos e profissionais direcionados e especializados do ponto de vista de baixo médio e alto risco para a segurança da sociedade.

“Na educação há uma divisão entre o fundamental, o médio e o superior. Na saúde a atenção básica, baixa, média e alta complexidade. Se tivermos um sistema organizado de tal maneira na área da segurança, acredito que daremos uma resposta mais efetiva a essa demanda”, explicou Dias.

O governador acredita que mesmo com os avanços dos últimos anos, que fizeram com que o Piauí alcançasse o 5º lugar entre os estados mais seguros do Brasil, é necessário dar uma resposta mais integrada aos problemas da segurança pública. A proposta, que será encaminhada a Assembleia Legislativa Estadual em fevereiro, ainda será discutida em conjunto com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Ordem dos Advogados do Brasil.

“Estamos preparando algo inovador, o objetivo agora é ter, até a próxima semana, as minutas dos termos de cooperação, de projeto e de decretos. Queremos apresentar, dialogar e trocar idéias e melhorar com todos os três poderes e chegar na Alepi para aprovar e por uma condição melhor de execução por parte do Estado”, alinhou o governador.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira aponta que o sistema de classificação vem sendo experimentado no sistema penitenciário. “Já estamos nessa linha desde o ano de 2018 ainda em fase experimental. Teremos novas nomeações de agentes penitenciários e com a inauguração de uma nova unidade prisional (Cadeia Pública de Altos) neste primeiro semestre garantiremos todo este ciclo com unidades adequadas para o perfil do preso: baixo, médio e alto risco”, pontuou.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: