Política

Governo do Piauí dará incentivos para reabrir uma fábrica de cimento

Grupo João Santos vai ganhar novos incentivos para reabrir a fábrica de cimento Itapissuma, em Fronteiras

Redação

Terça - 25/06/2019 às 20:32



Foto: Audiência pública sobre o fechamento da fábrica de cimento em Fronteiras
Audiência pública sobre o fechamento da fábrica de cimento em Fronteiras

O Grupo João Santos vai ganhar novos incentivos do Governo do Estado para reabrir a fábrica de cimento Itapissuma, em Fronteiras.  O representante da Secretaria de Estado da Fazenda, Emílio Júnior, garantiu os incentivos para que a fábrica possa ser reaberta.

O presidente da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica da Assembleia Legislativa,  deputado Georgiano Neto (PSD),  coordenou a audiência pública, que contou com a participação dos  deputados Warton Lacerda (PT) e Franzé Silva (PT), que convocaram o debate, além de Cícero Magalhães (PT) e Firmino Paulo (Progressistas); prefeita de Fronteiras, Maria José Sousa; juiz do Trabalho de Picos, Fernando Gomes, e  representante do Grupo João Santos, Humberto Araújo, além de ex-funcionários da fábrica que lotaram as galerias do Plenarinho.

O deputado Warton Lacerda disse que entre 300 e 350 pessoas perderam seus empregos após o fechamento da fábrica e agora lutam na Justiça para receber as indenizações trabalhistas.

A prefeita de Fronteiras, Maria José Sousa, afirmou que chegou a 1.500 o número de empregos diretos e indiretos proporcionados pela indústria e que, devido ao seu fechamento, a cidade de Fronteiras perdeu um grande volume de recursos provenientes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Transporte e Comunicação).

O ex-prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, sugeriu que o Governo do Estado dialogue com representantes do Grupo João Santos para decidir se pretende ou não reabrir a fábrica. Falando em nome dos funcionários, Paulo Pinheiro disse que Fronteiras tem todas as condições para que a fábrica volte a funcionar, incluindo matéria-prima e mão-de-obra capacitada.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ednaldo Brito, disse que a empresa ofereceu imóveis para venda visando arrecadação de recursos para pagamento dos direitos trabalhistas dos funcionários. Ele assinalou que já foram obtidos R$ 6,9 milhões com a venda dos imóveis e que um terreno deverá ser comercializado ainda este ano por mais de R$ 7 milhões.

O representante do Grupo João Santos, Humberto Araújo, garantiu que a empresa pagará todos os direitos trabalhistas e que tem pretensão de reabrir a fábrica de cimento de Fronteiras.

Empregados demitidos e o representante do Grupo João Santos (terno) no Plenarinho  (Foto: Jarbas Santana)

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: