CONSÓRCIO NORDESTE

Governadores do Nordeste se preparam para buscar investimentos na Europa

No evento, os governadores definiram o edital para a primeira compra coletiva dos estados do Nordeste


Wellington Dias participa de Reunião do Consórcio do Nordeste

Wellington Dias participa de Reunião do Consórcio do Nordeste Foto: Álvaro Carneiro

Mais uma reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste ocorreu nessa segunda-feira (16) em Natal, no Rio Grande do Norte. No evento, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), revelou que estão sendo feitas agendas preparatórias e estratégicas para o Encontro dos Estados do Nordeste com a Alemanha, França e Espanha. Na reunião, os gestores também definiram o edital para a primeira compra coletiva dos estados, na área de medicamentos.

"A medida vai gerar economia para os nove estados do Nordeste. Na conjuntura nacional, vamos apoiar duas frentes da Reforma Tributária, em debate no momento: a simplificação de tributos e uma tributação com justiça social. Na prática, defendemos o direito dos mais pobres, apoiando a arrecadação na renda e não no consumo. Estamos lutando por um Brasil mais justo, com oportunidades e mais qualidade de vida para os nordestinos", disse o governador em suas redes sociais.


Os governadores também discutiram as diretrizes e os interesses dos estados da região, tendo como principais pautas a reforma tributária, a educação pública e a redução da presença da Petrobras no nordeste. O  1° edital de compras coletivas na área da saúde deve ser lançado ainda nesta terça-feira (17).

Sobre o edital de compra coletiva, o governador da Bahia, Rui Costa, que também é o presidente do Consórcio Nordeste, enfatizou o lançamento da primeira compra em conjunto dos estados nordestinos, após a apresentação no mercado. “Terão outros editais até dezembro. Vamos trazer, com certeza, ganhos de escala, economias para as compras e cofres públicos de cada estado e, com certeza, teremos ganhos econômicos derivados daí”, comentou Costa.

O governador  Wellington Dias destacou a preocupação dos estados nordestinos com a desmobilização de estatais como a Chesf e a Petrobras, que acarretam em consequências negativas na economia do nordeste. Na oportunidade, o gestor também destacou a política de atração de investimentos com pautas que permitam o aumento da capacidade de investimento.

Por fim, sobre o encontro nos países citados acima, Wellington Dias disse que o objetivo é dar buscar investimentos para o Nordeste. "O objetivo é termos agendas que darão resultados para o nordeste, com atração de investimentos, financiamentos, acesso a fundos, com a garantia de uma política ambiental adequada,  com o acesso, por exemplo, a fundos, como o das mudanças climáticas”, comentou Wellington.

Fonte: Com informações da CCOM e Facebook

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: