DISCRIMINAÇÃO

Governadores mostram indignação contra ataque de Bolsonaro ao Nordeste

Ataques de Bolsonaro aos nordestinos ocorreram na presença de jornalista estrangeiros


Bolsonaro e ministros com jornalistas estrangeiros

Bolsonaro e ministros com jornalistas estrangeiros Foto: Ascom PR

Em carta emitida nesta sexta-feira (19) os governadores do Nordeste repudiaram com veemência e demostraram indignação com ataques diretos aos gestores "de paraíba", termo pejorativo usado por cariocas preconceituosos para se referir a região nordestina.

Bolsonaro dirigiu seus ataques explicitamente ao governador do Maranhão, Flávio Dino, do PC do B. Em seu destempero verbal, na presença de ministros e jornalistas estrangeiros, Bolsonaro disse "o pior (governador) é esse do Maranhão, não tem que ter nada pra esse cara", disse o presidente diretamente ao ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, do DEM.

A seguir, a íntegra da carta dos governadores do Nordeste.

"Carta dos Governadores do Nordeste - 19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia".

Veja o vídeo


Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: