Política

Governador fala da parceria e destaca trabalho do Tribunal de Justiça

Abertura do ano judiciário

Redação

Segunda - 20/01/2020 às 16:05



Foto: Ascom Governador participa da abertura do ano judiciário
Governador participa da abertura do ano judiciário

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (20), no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), da solenidade de abertura do ano judiciário 2020. O ato solene contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de magistrados e colaboradores da justiça piauiense.

A cerimônia foi iniciada com uma revisão do primeiro ano da atual gestão do TJ-PI e logo depois foi realizado o pronunciamento de abertura do ano judiciário. “Sei da importância do papel do judiciário para a democracia e agradeço pelo trabalho realizado, cujo avanços tenho visto nas andanças que faço pelos 224 municípios. Sei também que ainda há muito a fazer e acredito que temos boas perspectivas para o ano de 2020. Fizemos um plano que será realizado com independência, mas com a consciência de que é preciso que todos façam um trabalho para o desenvolvimento do Piauí”, disse o governador Wellington Dias.

Segundo o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em 2020 os processos serão todos digitalizados, o que garantirá mais eficácia e rapidez ao Poder Judiciário. “Já iniciamos o trabalho de digitalização e até dezembro não utilizaremos mais papéis. Esta é a primeira novidade e a abertura oficial do ano permitirá os avanços nos trabalhos para servir da melhor forma ao cidadão piauiense”, destacou o magistrado.

Na oportunidade, o desembargador alertou credores de precatórios sobre a tentativa de golpe. “A Polícia Civil abriu inquérito e as investigações preliminares apontam que internos do presídio da cidade de Maracanaú, no Ceará, estão telefonando para os credores oferecendo vantagens e solicitando a realização de depósitos bancários para que os valores referentes aos precatórios sejam liberados. Alertamos que, quem tem créditos a receber de precatório não precisa pagar por nada, basta aguardar a sua vez”, explicou Sebastião Martins.

“Temos uma parceria com o TJ e com o Governo do Estado, por meio do programa Justiça Presente, que é um programa inédito do CNJ. Temos desafios no Brasil com relação ao nosso sistema prisional e socioeducativo. O programa funciona há um ano e obtivemos resultados importantes tanto no processo de execução penal, como no fortalecimento das audiências de custódia e na política de atenção às pessoas regressas. Para 2020 esperamos renovar essa parceria e atingir metas importantes no aspecto da promoção de garantias de direito ao trabalho e educação dentro das unidades prisionais”, pontuou a representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriela Lacerda.

Ao final do ato solene ainda houve uma retrospectiva de uma das principais ações colaborativas entre o Judiciário piauiense e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ): o Justiça Presente, projeto do CNJ realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: