Política

Deputada visita Centro de Referência Francisca Trindade

Centro promove ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Segunda - 27/05/2019 às 12:05



Foto: Assessoria parlamentar Deputada Lucy Soares (Progressistas)
Deputada Lucy Soares (Progressistas)

O Centro de Referência Francisca Trindade, órgão ligado à Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), sediado em Teresina, e essencial nas ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, possui apenas quatro funcionários. De acordo com relatório solicitado pela deputada Lucy Soares (PP), o Centro deveria contar com o dobro de profissionais.

Após visita ao órgão e preocupada com a situação de funcionamento do centro e atendimento às mulheres, a deputada Lucy Soares apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí solicitando informações detalhadas a respeito do Francisca Trindade.

Em resposta, a Sasc enviou relatório informando que, atualmente, o Centro possui uma coordenadora-geral; uma arte-educadora; uma advogada e uma auxiliar administrativa. Para funcionar com uma carga horária de 40 horas semanais, o local deveria ter oito profissionais: uma coordenadora-geral; uma coordenadora pedagógica; duas assistentes sociais; duas psicólogas e duas advogadas.  

Através de atividades como rodas de conversa com mulheres da zona rural e rodas de conversa com os profissionais da rede de atendimento, o Centro de Referência atendeu 895 mulheres de vários municípios piauienses, nos anos de 2016 e 2018. 

Estrutura física também é precária

Durante a visita realiza pela deputada, Lucy fez questionamentos quanto a estrutura física do prédio onde funciona o serviço. As mulheres são atendidas em um espaço com paredes sujas, teto de PVC velho, sem lâmpadas, e com área externa cheia de mato. Contudo, no relatório enviado pela Sasc não constam informações sobre a previsão de reestruturação física do prédio.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: