Explicações

Congresso vai ouvir Sérgio Moro sobre diálogos com Dallagnol na Lava Jato

Ministro da Justiça vai comparecer à Comissão de Constituição de Justiça do Senado


Dallagnon e Sérgio Moro

Dallagnon e Sérgio Moro Foto: Revista Forum


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai comparecer à Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, na quarta-feira (19), às 9h, para audiência sobre o vazamento de mensagens que sugerem interferência junto à força-tarefa da operação Lava Jato à época em que o ministro era o juiz federal que conduzia a operação.

O comunicado foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na tarde desta terça (11), durante sessão conjunta do plenário do Congresso. A deputados e senadores, Alcolumbre leu uma carta do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), que informava a disponibilidade para falar à CCJ. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente do colegiado, marcou a data da reunião.

Bezerra afirmou, no documento, estar certo de que "esta será uma oportunidade para que ele [Moro] demonstre sua lisura e correção como juiz federal, refutando as críticas e ilações a respeito de sua conduta à frente da Operação Lava Jato".

Desde que as mensagens foram reveladas, Moro não negou a autenticidade do material, mas afirmou que os diálogos com o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, não indicam "direcionamento" de Moro junto às decisões da investigação.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nota após um encontro entre Moro e o presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça. "O ministro rechaçou a divulgação de possíveis conversas privadas obtidas por meio ilegal e explicou que a Polícia Federal está investigando a invasão criminosa", diz um trecho do comunicado.

Na Câmara dos Deputados, parlamentares da oposição já protocolaram, em várias comissões da Casa, requerimentos de convocação para que Moro seja obrigado a depor sobre o teor dos diálogos que vieram à tona. Até o início da tarde desta terça, porém, nenhum deles havia sido aceito pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os partidos de oposição falam inclusive em tentar a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Jato.

Fonte: Congresso em Foco

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: