Política

Blitz da PRF iniciará campanha contra a corrupção

"Prevenir e combater a corrupção é missão de todos." Com esse slogan terá início a campanha contra a corrupção realizada pela Rede de Controle do Piauí.

Quinta - 05/12/2019 às 21:12



Foto: Reprodução Corrupção
Corrupção

Às 7 horas do dia 9 de dezembro, na Av. João XXIII, em frente ao Ministério Público Federal, haverá uma blitz educativa auxiliada pela Polícia Rodoviária Federal. Outros postos da PRF fixados nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Valença, Alegrete, Bom Jesus, Campo Maior e Piripiri também participarão.

Logo após a blitz educativa, membros das instituições integrantes da Rede de Controle do Piauí permanecerão reunidos na sede do MPF em coletiva de imprensa, a partir das 9 horas da manhã, para prestar contas à sociedade piauiense sobre as ações de combate à corrupção realizadas no estado pela Rede e para apresentar a Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção, iniciativa realizada em conjunto para promover e fortalecer medidas que previnem e combatem a corrupção de forma mais eficaz e eficiente.

A ideia da estratégia nacional surgiu após a divulgação de ranking da corrupção do Fórum Econômico Mundial de 2017, no qual o Brasil foi classificado como o quarto país mais corrupto do mundo, e de índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional, que trouxe o Brasil na 105ª posição entre 180 países.

O projeto tem como principal objetivo mobilizar as instituições de controle, suas redes constituídas e gestores públicos em todo o país para que as entidades públicas brasileiras tenham níveis de ocorrência de fraude e corrupção compatíveis com os de países desenvolvidos. Para o sucesso dessa estratégia, os trabalhos são guiados por princípios que viabilizam a ampla participação das redes de controle em todos os estados, dos parceiros e, especialmente, dos gestores públicos.

REDE DE CONTROLE DO PIAUÍ

Advocacia-Geral da União (AGU)

Controladoria-Geral da União (CGU)

Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE)

Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí

Polícia Civil do Estado do Piauí (PC/PI)
Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus)

Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI)

Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI)

Ministério Público de Contas do Piauí (MPC/PI)

Tribunal de Contas da União (TCU)

Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI)

Ministério Público Federal (MPF)

Receita Federal do Brasil (RFB)

Também participará da ação a Polícia Federal (PF).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: