Política

Áudio de pastor aponta indício de interferência de Bolsonaro no trabalho da PF, diz MPF

A manifestação, no entanto, não detalha a qual áudio de pastor o procurador faz referência

Sexta - 24/06/2022 às 16:45



Foto: (Foto: EVARISTO SA/AFP via Getty Images) Bolsonaro e Milton Ribeiro
Bolsonaro e Milton Ribeiro

O MPF (Ministério Público Federal) afirma haver suspeitas de interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas investigações referentes ao ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na Operação da Polícia Federal "Acesso Pago". É o que diz uma manifestação assinada pelo procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, que pede o envio de parte das investigações ao STF (Supremo Tribunal Federal), segundo documento obtido pelo UOL. 

A manifestação, no entanto, não detalha a qual áudio o procurador faz referência. "Nesta oportunidade, o MPF vem requerer que o auto circunstanciado nº 2/2022, bem como o arquivo de áudio do investigado Milton Ribeiro que aponta indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações, sejam desentranhados dos autos e remetidos, de maneira apartada e sigilosa, ao Supremo Tribunal Federal", diz o documento.

Ainda no pedido, Lopes reitera para que fique registrado que há indícios de interferência na atividade investigatória da Polícia Federal após a prisão de Ribeiro. "Quando do tratamento possivelmente privilegiado que recebeu o investigado Milton Ribeiro, o qual não foi conduzido ao Distrito Federal (não havendo sido tampouco levado a qualquer unidade penitenciária) para que pudesse ser pessoalmente interrogado pela autoridade policial que preside o inquérito policial, apesar da farta estrutura disponível à Polícia Federal para a locomoção de presos.".

Em uma das interceptações telefônicas citadas pelo juiz, Ribeiro diz que "ele" —sem citar a identidade— achava que haveria operação da PF de busca e apreensão na casa dele. O despacho de Borelli não identifica o interlocutor do ex-ministro —diz apenas que se trata de uma conversa com um parente de Ribeiro— tampouco a data em que o telefonema ocorreu. 

MILTON: Não! Não é isso... ele acha que vão fazer uma busca e apreensão... em casa... sabe... é... é muito triste.

"Transcrição de telefonema feito pelo ex-ministro Milton Ribeiro De acordo com transcrição divulgada pela GloboNews, a conversa de Milton Ribeiro se deu com a filha. O ex-ministro diz que recebeu informações de Jair Bolsonaro.

Ministro para a filha: "A única coisa meio... hoje o presidente me ligou... ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?" 

Filha pergunta: "Ele quer que você pare de mandar mensagens?" Ministro responde: "Não! Não é isso... ele acha que vão fazer uma busca e apreensão... em casa... sabe... é... é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né?". 

Segundo a GloboNews, a conversa com a filha teria sido registrada no dia 9 de junho ou 13 dias antes da operação e durou 3min59 seg.

Tamboril do Piauí: Câmara adia votação de parecer do TCE que reprovou contas da prefeitura

Com possível derrota ainda no 1º turno, pessimismo toma conta de bolsonaristas

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: