Política Nacional

Rodrigo Maia recebe movimentos pelos direitos da população negra hoje(26)

Carta das entidades da sociedade civil ao presidente da Câmara dos Deputados também pede defesa das Leis de Cotas Raciais

Terça - 26/03/2019 às 13:03



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Deputado Rodrigo Maia
Deputado Rodrigo Maia

Grupos do movimento antirracista de todo o país como Uneafro, Movimento Negro Unificado - MNU, Geledés, Ceert, Irohin, Unegro, Criola, Educafro, entre outros, serão recebidos em audiência oficial pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no dia 26 de Março, terça-feira, em Brasília.

Participantes do encontro deverão apresentar críticas sobre a reforma da previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, descritos como projetos violentos contra a comunidade negra. Os ativistas também pedirão para Rodrigo Maia que se comprometa a não deixar avançar quaisquer projeto de lei que vislumbre a revogação da política de cotas raciais, vista como direitos adquiridos pelos movimentos.

Douglas Belchior, professor, membro da Uneafro e um dos articuladores do encontro, acredita que essas três pautas formam uma grave ameaça aos direitos da comunidade negra.

“O Brasil passa por um momento muito delicado, com o risco de fechamento do regime, aprofundamento das políticas de segurança pública contra o povo pobre, sobretudo o negro, radicalização do genocídio negro e a retirada de direitos como nunca antes foi visto”, afirma.

Ao final da audiência, os movimentos sociais entregam para o presidente da Câmara dos Deputados uma carta com o pedido de compromisso de defesa dos direitos do povo negro.

Para Douglas, o Brasil vive um momento de aumento da repressão e de retirada de direitos, o que exige a ação dos movimentos sociais.

“É fundamental nesse momento da história do Brasil que os movimentos sociais que representam o segmento majoritário do povo brasileiro, que é o movimento negro, se articulem e se façam ouvidos pelas instituições e pelos setores que de alguma maneira demonstram algum respeito e valorização ao ambiente democrático. Por isso nós vamos sentar com o Rodrigo Maia, para demonstrar a ele que há uma articulação e que o povo negro tem fortes instituições que o representa”, afirma o professor.

Os parlamentares convidados para o encontro são Áurea Carolina (PSOL-MG), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Walmir Assunção (PT-BA), Vicentinho (PT-SP), Benedita da Silva (PT-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

A agenda

Às 9h ocorre um café da manhã com lideranças do movimento negro. O objetivo da reunião é o de articular uma agenda comum que fortaleça a sociedade civil na luta antirracista e a atuação parlamentar daqueles e daquelas comprometidos com a pauta racial. 

Em seguida, às 11h da manhã, acontece a audiência entre representantes destes movimentos e os parlamentares negros com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fonte: Marcelo Bolzan

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: