Pesquisa de Universidade do Sul da Califórnia é falsa

Fake news espalhados nas redes sociais aponta vitória de Bolsonaro


É falsa a inforção divulgada nas redes sociais

É falsa a inforção divulgada nas redes sociais Foto: G1

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra uma suposta pesquisa feita pela Universidade do Sul da Califórnia apontando que não há previsão de segundo turno nas eleições presidenciais do Brasil. A imagem aponta que Jair Bolsonaro (PSL) teria 61% das intenções de voto. Já Ciro Gomes (PDT) teria 12%, e Fernando Haddad (PT), 7%. A imagem e a pesquisa são #FAKE.

A imagem falsa tem um gráfico com as intenções de voto dos três candidatos nos dias 15 e 21 de setembro e a seguinte mensagem: “O Instituto da Universidade do Sul da Califórnia — USC preocupado com as eleições no Brasil, realizou entre os dias 18 e 20/09/2018 sua própria pesquisa. Foram ouvidas 5 mil pessoas em todas as regiões do Brasil. Segundo o USC não há previsão de segundo turno nas eleições do Brasil”.

A Universidade do Sul da Califórnia afirma que não realizou pesquisa sobre as eleições no Brasil e que a mensagem que está circulando é falsa.

Além disso, a universidade não consta na lista de empresas registradas para fazer pesquisas eleitorais para as eleições de 2018 no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: G1

Próxima notícia

Dê sua opinião: