Política Nacional

CNJ vai investigar conduta de Favreto, Moro e Gebran Neto

Corregedor vai apurar "guerra" de decisões sobre a prisão de Lula

Quarta - 11/07/2018 às 10:07



Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ Ministra Cármen Lúcia condena a partidarização política na nomeação de funcionários públicos
Ministra Cármen Lúcia condena a partidarização política na nomeação de funcionários públicos

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, determinou a abertura de procedimento para apurar as condutas dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e do juiz Sérgio Moro, em relação à guerra de decisões sobre a prisão do ex-presidente Lula (PT) no último domingo (8).

O procedimento reunirá as oito representações contra Favreto e duas contra Moro apresentadas ao CNJ nesta segunda-feira (9). Apesar de o CNJ não ter recebido nenhuma representação contra Gebran, o corregedor decidiu incluir o desembargador na apuração. Segundo o CNJ, os trabalhos de apuração serão iniciados imediatamente.

Depois da análise dos casos, pode ser aberto um processo administrativo disciplinar contra os magistrados. As punições possíveis vão de advertência a aposentadoria compulsória.

Lula está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril. Ele foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá.

No domingo (8), o desembargador Rogerio Favreto atendeu a um pedido de liberdade feito por deputados do PT em favor de Lula. Em seguida, o juiz Sergio Moro informou que não iria cumprir a decisão e iria consultar instância superior. O desembargador Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4, derrubou a decisão de Favreto. No mesmo dia, o entendimento foi confirmado pelo presidente do TRF, Thompson Flores.

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: