Nacional

Transferência de Lula é novo ato de perseguição, diz direção do PT

"Lula não deveria estar preso em lugar nenhum porque é inocente e foi condenado numa farsa judicial

Quarta - 07/08/2019 às 12:23



Foto: Ricardo Stuckert Filho / Reuters Ex-presidente Lula pode deixar a prisão em setembro
Ex-presidente Lula pode deixar a prisão em setembro

O ex-presidente Lula está sendo perseguido, mais uma vez, pela Justiça Federal do Paraná. Por isso, o Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota repudiando a decisão da juiza Carolina Lebbos que transfere o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Curitiba (PR) para São Paulo. De acordo com o partido, a magistrada "deferiu o pedido sem considerar os argumentos da defesa do ex-presidente".

"Lula não deveria estar preso em lugar nenhum porque é inocente e foi condenado numa farsa judicial. Não deveria sequer ter sido julgado em Curitiba, pois o próprio ex-juiz Sergio Moro admitiu que seu processo não envolvia desvios da Petrobrás investigados na Lava Jato", diz o texto assinado plea presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo deputado Paulo Pimenta (RS), líder do partido na Câmara, e por Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado Federal.

"A decisão da juíza Carolina Lebbos caracteriza mais uma ilegalidade e um gesto de perseguição a Lula, ao negar-lhe arbitrariamente as prerrogativas de ex-presidente da República".

Vale ressaltar que, segundo a decisão da magistrada, Lula poderá ocupar uma cela coletiva.

A seguir a íntegra da nota:

1) A decisão de transferir o presidente Lula de Curitiba para São Paulo é de exclusiva responsabilidade da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, que solicitou a medida, e da juíza de Execuções Penais Carolina Lebbos, que deferiu o pedido sem considerar os argumentos da defesa do ex-presidente.

2) Lula não deveria estar preso em lugar nenhum porque é inocente e foi condenado numa farsa judicial. Não deveria sequer ter sido julgado em Curitiba, pois o próprio ex-juiz Sergio Moro admitiu que seu processo não envolvia desvios da Petrobrás investigados na Lava Jato.

3) A decisão da juíza Carolina Lebbos caracteriza mais uma ilegalidade e um gesto de perseguição a Lula, ao negar-lhe arbitrariamente as prerrogativas de ex-presidente da República.

4) O Partido dos Trabalhadores exige que os direitos de Lula e sua segurança pessoal sejam garantidos pelo estado brasileiro, até que os tribunais reconheçam a sua inocência, a parcialidade da sentença de Moro e a ilegalidade da prisão, onde quer que seja cumprida.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara dos Deputados
Humberto Costa, líder do PT no Senado Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: