Lula lidera em todos os cenários para 2018, diz nova pesquisa do DataFolha

De acordo com a pesquisa que a Folha publica neste domingo (1°), a um ano da eleição de 2018


Wellington Dias, Lula e Regina Sousa em Teresina

Wellington Dias, Lula e Regina Sousa em Teresina Foto: Ricardo Stuckert

O juiz Sérgio Moro, os procuradores da República e seus colegas policiais federais da Lava Jato e todos os demais setores que perseguem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais um motivo para ficar furiosos: uma nova pesquisa do insuspeito jornal Folha de São Paulo que mostrar Lula como líder praticamente invencível na disputa pela Presidência da República em 2018.

De acordo com a pesquisa que a Folha publica neste domingo (1°), a um ano da eleição de 2018, o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial, com vantagem significativa sobre os principais adversários.

Na pesquisa, o petista lidera em todos os cenários e tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários testados. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatam em segundo lugar. Ele oscila entre 16% e 17% e ela varia entre 13% e 14% nos cenários com o ex-presidente no páreo.

Mais distante do líder aparecem Geraldo Alckmin e João Doria, ambos do PSDB, mas apresentam desempenho equivalente na disputa com Lula, Bolsonaro e Marina, segundo o levantamento. O governador de São Paulo e o prefeito da capital alcançam 8% das intenções de voto. Doria tem viajado pelo país tentando aumentar seu grau de conhecimento e apostando que com isso poderá subir nas pesquisas, mas isso até agora não se concretizou.

Ex-presidente Lula

SEGUNDO TURNO  - A pesquisa do DataFolha revela que, nos cenários testados para eventual segundo turno, Lula cresceu em popularidade e, pela primeira vez, vence todos os adversários. A exceção é um hipotético confronto com o juiz Sergio Moro (que tem descartado concorrer a presidente). Conforme a Folha, com juiz da Lava Jato haveria um empate técnico.

Na pesquisa realizada pelo mesmo DataFolha em junho, o petista já tinha mais intenções que seus principais concorrentes no segundo turno, mas empatava também com Marina, além de Moro.

A participação de Lula na eleição é incerta, uma vez que ele pode ficar inelegível se for condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal no caso do um tríplex em Guarujá que a defesa de Lula já provou não ser dele.

A Folha de São Paulo vai publicar pesquisa completa na edição deste domingo (1º). O levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de setembro. O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula é Doutor Honoris Causa da UFPI

Lula recebeu 27 títulos de Doutor Honóris Causa após deixar a Presidência

Fonte: Folha de São Paulo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: