TEMPORAIS

Ventos fortes causam destruição de árvores e morte de animais em Floriano

Os ventos atingiram uma velocidade de 75 km por hora e destruiram árvores e a rede elétrica


Ventos fortes causaram a morte de animais por choque elétrico em Floriano

Ventos fortes causaram a morte de animais por choque elétrico em Floriano Foto: Divulgação

Árvores foram destruídas e dois cachorros e um cavalo foram mortos pelas fortes ventanias que atingiram o município de Floriano, no Sul do Piauí, nesse final de semana. Os animais morreram após sofrerem descarga elétrica depois que fios da rede de energia romperam. Segundo a Escala Anemométrica Internacional de Beaufort, os ventos atingiram velocidade de 75 quilômetros por hora.

Segundo o climatologista Werton Costa, nesses últimos dias um canal de umidade vigoroso se estabeleceu entre o Atlântico Sul e a faixa Amazônica, ou seja, um transporte de umidade Oceânica e umidade da própria floresta Amazônica ocorreu.

“Tem se estabilizado na parte central do Brasil, colaborando com a formação de nuvens de temporais. Isso impactou o estado do Piauí. Esse canal de umidade atingiu a faixa do extremo Sul provocando também algumas instabilidades tanto no sudeste piauiense que nós se conhecemos como sertão quanto do sudoeste piauiense, faixa do serrado no sertão”, explicou.

O climatologista confirmou que os eventos provocaram uma forte chuva com ventos no município de Floriano. “Sim esse vídeo é de lá, a velocidade do vento foi registrada pela Escala de Beaufort, estava entre 60 e 75 km por hora” contou.

Ainda segundo o climatologista, na faixa do serrado houve a formação de núcleos e nuvens de temporais bem expressivos. “Um desses impactou de forma muito intensa no município de Uruçuí com uma chuva em torno de 99 mm, choveu também no espaço entre Bom Jesus, Uruçuí e Currais provocando alguns danos na rodovia da Serra das Laranjeiras. No médico Parnaíba e em Palmeirais também”, completou.


(*) Rafaela Leal é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: