Municípios

Todas as praias do Piauí já estão liberadas para banho

As praias Pedra do Sal, Atalaia e Peito de Moça foram interditadas na semana passada devido a manchas de óleo

Alinny Maria

Quinta - 21/11/2019 às 16:58



Foto: Paulo Barros Praia da Pedra do Sal - Parnaíba
Praia da Pedra do Sal - Parnaíba

A Praia da Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, no litoral do Piauí, foi liberada para banho nesta quinta-feira (21). Além da Praia Pedra do Sal, a Peito de Moça e Atalaia foram consideras imprópria para banho na semana passada devido às manchas de óleo.

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), órgão responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, informou que todas as praias do litoral piauiense já estão liberadas. As praias foram desinterditadas após um intenso monitoramento realizado nas áreas afetadas do dia 18 a 20 de novembro e que contou com o auxilio de um navio e uma aeronave a Marinha. 

Conforme o relatório da Marinha, não foram encontraram novas manchas de óleo no litoral do Piauí. A coordenadora do escritório regional da Semar em Parnaíba, Wanessa Vasconcelos, disse que na manhã de hoje a equipe da Semar fez um monitoramento na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, e observou-se uma praia limpa, sem resíduos oleosos na areia e água.

Os vestígios de óleo nas praias piauienses foram encontrados no dia 16 deste mês. A partir de então, equipes de vários órgãos trabalham na limpeza e monitoramento das praias. Foram retirados mais de três mil toneladas de óleo do litoral piauiense.

Monitoramento continua

Nesta quinta-feira (21), uma equipe de mergulhadores da tropa de elite da Marinha do Brasil iniciou uma série de incursões ao fundo do mar do Delta do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão, para coletar amostras e avaliar os estragos causados pelo óleo derramado no Oceano Atlântico e que veio parar na costa do Brasil, sobretudo nas praias do Nordeste.

A ação vai monitorar e realizar buscas e avaliações dos danos causados com a presença do óleo em pontos focais do Delta do Parnaíba, de acordo com a assessoria da Capitania dos Portos do Piauí.

Fonte: Semar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: