Serviços ao Cidadão são ampliados em Picos

O Centro representa a política estadual de descentralização no atendimento dos serviços públicos


O secretário Estadual de Administração e Previdência, Ricardo Pontes anunciou que Picos vai ganhar um Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) nos próximos dias, que funcionará no Piauí Shopping Center. O Centro representa a política estadual de descentralização no atendimento dos serviços públicos, reunindo diversos órgãos em um só local.

O CIAC, juntamente com os Espaços da Cidadania, têm proporcionado à população acesso rápido aos serviços de água e luz, trânsito, trabalho, expedição de documentos, entre outros, além de dar maior agilidade, controle administrativo e um salto na economia de gastos. O primeiro CIAC foi inaugurado em 2017 pelo governador Wellington Dias na cidade de Campo Maior.

"Essa facilidade de serviço deverá ser estendida para todos os municípios", afirma o secretário Ricardo Pontes. Segundo ele, a unificação de serviços em um só espaço vai representar uma economia significativa para o Governo do Estado, que ao invés de manter vários órgãos em um município, centralizará todos em um só local, melhorando a qualidade do atendimento e as condições de trabalho dos servidores.

Com a integração entre os órgãos do Estado, a SeadPrev aposta que o Piauí dá um importante salto para o futuro. "Todos os órgãos estarão integrados com conforto, tecnologia e qualidade no atendimento", garantiu o gestor. Além de Picos, estão prontos pra inaugurar os Ciacs das cidades de Alto Longá, Monte Alegre e Nazaré.

ESPAÇO DA CIDADANIA

A cidade Modelo possui também  um moderno Espaço da Cidadania em funcionamento no Picos Plaza Shopping, que reúne postos de atendimento de vários serviços, com conforto e acessibilidade. Os usuários do Espaço contam também com amplas vagas de estacionamento, um problema recorrente no antigo endereço.

Anteriormente, quando o Espaço da Cidadania funcionava na Av. Getulio Vargas, a média anual de atendimentos girava em torno de 30 mil. Este ano, com a mudança de endereço, de março até agora, a procura pelos serviços oferecidos aumentou consideravelmente. Em 2019, o Espaço da Cidadania vai ampliar os serviços ofertados à população.

A mudança do Espaço da Cidadania para o shopping representou redução de gastos para o Estado, diminuindo o custo com a manutenção ao deixar de ter despesas com o pagamento de água, luz e segurança.

“O Governo do Estado está priorizando a parceria com o setor privado, porque isso reduz custos e gera mais eficiência. Esse modelo de atendimento foi tão positivo em Teresina que estamos ampliando para os municípios que oferecem estrutura similar", afirma Ricardo Pontes.

Enquanto os Espaços da Cidadania priorizam o atendimento à população, os CIACs agrupam em um único espaço toda a estrutura administrativa estadual presente nos municípios. Os dois projetos apesar de similares, possuem particularidades e apenas um único objetivo: facilitar a vida do povo piauiense.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: