Municípios

Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes é iniciada em Timon

A programação segue nos dias 14 a 16 de maio, com equipes das unidades de atendimento e da sede da SEMDES fazendo uma ação de mobilização e panfletagem

Segunda - 13/05/2019 às 16:05



Foto: Ascom Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes
Semana de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

Iniciando as atividades da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes – 18 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizou nesta segunda-feira (13) a abertura com palestras e discussão com profissionais e a comunidade em geral sobre a temática.

“É importante que façamos uma grande mobilização e estejamos em alerta para qualquer sinal de violência contra nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Dinair Veloso, ressaltando o foco da campanha, que pretende chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A Prof.ª Dr.ª Edna Maria Goulart Joazeiro, docente da Universidade Federal do Piauí, iniciou as palestras com o tema “Os desafios do fluxo de atendimento à criança e ao adolescente em situação de violência sexual: proteção e cuidado à saúde na infância”, em que destacou a necessidade de fortalecer o trabalho interprofissional e o modelo de proteção integral à infância. Em seguida, a professora da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, Lidiane Batista de Oliveira, debateu o tema “A violência contra crianças e adolescentes no enfrentamento diário, todos podem contribuir”, e instigou: “Quem não denuncia também violenta”, diz.

A secretária da SEMDES, Rosário Leal, fez um alerta de que essa violência em geral é doméstica e que as estatísticas mostram isso, principalmente relacionadas ao trabalho infantil. “A partir de hoje, até sábado (18), iremos realizar diversas atividades nas escolas e em pontos estratégicos da cidade para alertar toda a sociedade”, explica.

A programação segue nos dias 14 a 16 de maio, com equipes das unidades de atendimento e da sede da SEMDES fazendo uma ação de mobilização e panfletagem nas escolas e em pontos estratégicos. No dia 17, acontecem em todas as unidades atividades voltadas à temática. As atividades encerram com a tradicional caminhada, no dia 18 de maio, às 7h, onde toda a comunidade é convidada a participar junto aos alunos. Neste ano, percurso ano partirá da Caixa D´água da Avenida Tiúba até o Campo do Jacira.

Fonte: Ascom Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: