Municípios

Produtores rurais de Pio IX aprendem técnicas de irrigação para revitalização do alho na região

De acordo com presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pio IX, Luís Pereira, a próxima etapa da capacitação será sobre Conservação do Solo e Água.

Quarta - 01/05/2019 às 13:05



Foto: Ascom Capacitação
Capacitação

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/ FAEPI), realizou o 2º módulo da capacitação Revitalização da Cultura do Alho, para os trabalhadores rurais piononenses. A capacitação aconteceu de 26 a 28 de abril, com diversas atividades teóricas e práticas em campo.

De acordo com presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pio IX, Luís Pereira, a próxima etapa da capacitação será sobre Conservação do Solo e Água. "Temos uma parceria muito forte com o Senar, Federação de Agricultura do Piauí (FAEPI), com isso temos a oportunidade de oferecer essas importantes capacitações para os piononenses, visando ao maior desenvolvimento rural, além de outras áreas", ressalta Luís Pereira, que também é secretário municipal da Saúde.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, fala sobre as atividades e a agenda no final de semana. "É através do conhecimento e da prática que nossos trabalhadores estão desenvolvendo a cultura do alho em Pio IX, com qualidade e técnica para a produção em nossa terra, que tem potencial para esse plantio", frisa a gestora.  

A capacitação foi ministrada pelo instrutor de Irrigação localizada em Gotejamento e Microaspersão, do Senar Piauí, João Luís Pereira,   "Trabalhamos, principalmente, a área da irrigação, por conta das atividades desenvolvidas na região e as dificuldades de clima. Com técnica, os produtores podem trabalhar de forma correta para agregar a revitalização do alho na região", afirma.

Pio IX também recebeu a visita do coordenador do Programa de Assistência Técnica do Senar, Sílvio Brito, e do gerente técnico do SENAR no Piauí, Diego da Paz Carvalho, para conhecer a estrutura da região e também os produtores rurais. "Nosso objetivo foi se reunir com o presidente Luís Pereira, para discutir futura assistência técnica aos sindicalizados e produtores de Pio IX, com a finalidade de capacitá-los durante dois anos, e com acompanhamento do Senar, para proporcionar mais qualidade de vida na zona rural de Pio IX", destaca Sílvio Brito. 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: