Municípios

Piracuruca participa de capacitação do MP-PI para Atendimento à Mulher

O objetivo do projeto é capacitar os profissionais que atendem as mulheres vítimas de agressão

Redação

Quinta - 21/11/2019 às 18:29



Foto: Ascom Programa
Programa

Profissionais do município de Piracuruca, que atuam na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, participaram, nesta quinta-feira (21), de capacitação com o Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), que levou o projeto "Compreender e Acolher" para o município.

O objetivo do projeto é capacitar os profissionais que atendem as mulheres vítimas de agressão a fim de que o acolhimento seja feito com mais humanidade. A promotora de Justiça Amparo Paz, que é coordenadora do Nupevid, comenta a ação. "Queremos agradecer a presença de todos que compareceram ao nosso encontro. Agradecemos, em especial, ao promotor de Justiça de Piracuruca, Márcio Carcará, que idealizou o momento e nos convidou para levar o projeto Compreender e Acolher", diz Amparo Paz.

O promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha fala sobre a participação dos profissionais. "Ficamos muito satisfeitos com a adesão das instituições e seus representantes que compareceram ao evento para ouvir as profissionais. Nós, como representantes do órgão ministerial, da Comarca de Piracuruca, ficamos contentes e parabenizamos o Nupevid pelo projeto desenvolvido e compartilhado no Piauí", destaca.

A capacitação contou com orientações para articular e executar propostas de prevenção no enfrentamento à violência contra mulher, com a psicóloga do Nupevid, Cynara Veras; e da assistente social do Ministério Público do Piauí, Maria Luísa Lima.

O juiz titular de Piracuruca, Rogério de Oliveira Nunes, e o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Piracuruca, Hugo de Alcântara, participaram da capacitação.

 "Esse evento que tem à frente a Dra. Amparo Paz é de extrema importância. Se trata de uma luta que partiu de mulheres e estou muito feliz e entusiasmado com essa iniciativa. A gente passa a acreditar que esse problema milenar um dia possa ter solução", frisa o juiz Rogério de Oliveira Nunes.

O Projeto Compreender e Acolher é desenvolvido pela 10ª Promotoria de Justiça do NUPEVID. A capacitação, em Piracuruca, aconteceu na Usina de Cultura, com a presença de servidores municipais, representantes da segurança pública, justiça, saúde, educação, assistência social, entre outros órgãos, com a finalidade de fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar

Para o sargento C. Oliveira, do GPM São João da Fronteira, da 5ª Companhia, "o encontro foi de muita valia, até porque ajudam os municípios mais distantes da capital a terem o comportamento e trabalho adequados no que diz respeito ao atendimento à mulher vítima de violência", finaliza.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: