Municípios

Nível dos rios Marathaoan e Longá continuam a subir em Barras e Esperantina

Os dois rios atingiram as cotas de inundações, provocando alagamentos nas duas cidades do Norte do Estado

Alinny Maria

Quarta - 11/03/2020 às 09:30



Foto: Imagem enviada ao Piauí Hoje Nível do rio Marathaoan sobe e atinge famílias ribeirinhas em Barras
Nível do rio Marathaoan sobe e atinge famílias ribeirinhas em Barras

Os municípios banhados pelos rios Longá e Marathaoan, como Barras e Esperantina, já estão sofrendo inundações. O rio Marathaoan em Barras continua em processo de elevação do seu nível. Nas últimas 24 horas, o rio elevou 45 centímetros, registrando a cota de 4,69 metros às 23:45 horas dessa terça-feira (10). A previsão é de atingir a cota em torno de 4,77 m nas próximas 8 horas, portanto 57 centímetros acima da cota de Inundação (4,20m). Pelo menos 50 famílias dos bairros Pedrinhas, São Cristóvão e Xique Xique no município de Barras, foram atingidas pela inundação até o momento.  

O rio Longá em Esperantina também segue em processo de elevação do seu nível, tendo elevado 83 centímetros  nas ultimas 24 hora. Às 23h45 de ontem, foi registrada a cota de 8,05 metros e com previsão de atingir a cota em torno de 8,22 metros  nas próximas 8 horas, portanto 82 centímetros acima da cota de Inundação (7,40m).

Em Esperantina, oito famílias tiveram que ser desalojadas devido a cheia do Rio Longá. O nível do rio alcançou os bairros Nova Esperança, Batista de Amorim e Carraspanha e as localidades Tinguis e Capões, na zona rural do município.

O Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) orienta que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos.
Rio Longá
Na cidade de Luzilândia o nível do rio Parnaíba sofreu elevação de 41 centímetros nas ultimas 24 horas, onde a cota atual registrada é de 5,01 metros, tendo previsão de chegar em valores em torno de 5,12 metros às 11:30 horas de hoje (11), portanto 12 centímetros acima do nível de Alerta (5,00 m).


Nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA há a tendência de pequena diminuição do nível d'água do rio Parnaíba nas próximas horas, onde a cota atual registrada é de 4,30 metros, tendo previsão de chegar em valores em torno de 4,20 metros às 8:00 h do dia de hoje (11), portanto dentro da faixa de normalidade.

O CPRM informou a tendência de estabilização do nível d'água do rio Parnaíba nas cidades de Barão de Grajaú/MA e Floriano/PI nas próximas 8 horas, com o nível mantendo-se na casa de 4,00 metros, portanto ainda abaixo do nível de atenção definido par esta estação, 5,50 metros, sem demandar maiores preocupações no curto prazo.

Em relação ao rio Poti, foi observado uma tendência de estabilização do nível em Teresina/PI nas próximas 10 horas, na estação Fazenda Cantinho II. O nível registrado às 23:30 horas de ontem era 

de 5,74 metros e a previsão é que o nível oscile em torno de 5,68 às 9 horas de hoje.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: