Municípios

Moradores de Valença pagam taxa de luz sem receber o serviço; MP processa prefeita

Moradores do município pagam o COSIP mesmo sem receber o serviço nas imediações do IFPI de Valença

Valciãn Calixto

Terça - 12/11/2019 às 14:45



Foto: Divulgação Ceiça Dias, prefeita de Valença-PI
Ceiça Dias, prefeita de Valença-PI

A prefeita de Valença, Maria da Conceição Cunha Dias, está sendo processada pela falta de iluminação pública nas imediações do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do município, a 216 quilômetros de Teresina. A ação civil pública contra a gestora foi impetrada pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), através da 2º Promotoria de Justiça da cidade.

De acordo com o promotor de Justiça Rafael Nogueira, a falta de energia coloca em risco a segurança dos cidadãos que moram próximos ao prédio. Rafael também já teria solicitado adoção de providências para o caso.

Segundo Rafael, os munícipes pagam a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) mesmo sem receber o serviço.

“Na ação, Rafael Nogueira requer o deferimento de medida liminar para obrigar o município a instalar pontes de energia elétrica na região do IFPI, bem como a fixação de multa diária no valor de R$ 15 mil reais, em caso de deferimento da ação civil pública. O membro do MPPI solicita que seja determinada a suspensão da cobrança da COSIP dos moradores que residente próximo ao Instituto Federal de Valença. Por último, o promotor também solicita que a Equatorial aceite o pagamento da fatura de energia elétrica com abatimento do valor da COSIP”, diz publicação do MP-PI.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: