Municípios

Jovem que viajou para a Itália procura hospital no Piauí e deixa população apreensiva

Circulou nas redes sociais que a paciente estava com coronavírus e deixou a cidade de Floriano preocupada. O caso está sendo monitorado

Alinny Maria

Quinta - 27/02/2020 às 08:54



Foto: Arquivo/Sesapi Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano
Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano

Uma piauiense de 22 anos que chegou recentemente de uma turnê na Europa procurou o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, com sintomas de gripe. A jovem passou pela Itália, onde foi registrado mais de 300 pessoas infectadas pelo o novo coronavírus. O caso está sendo monitorado pelo hospital, mas ainda não foi notificado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A estudante procurou o hospital na tarde dessa quarta-feira (26) e logo começou a circular nas redes sociais que havia um caso suspeito de coronavírus no Piauí, deixando a população apavorada. De acordo com o Diretor Clinico do hospital, o médico Justino Moreira, por volta das 16h30 de ontem a jovem compareceu ao hospital após apresentar um quadro gripal, com febre, tosse, dores no corpo. 

"Já faz 20 dias que essa paciente chegou dessa turnê na Europa. Ela passou por uma cidade onde teve um caso de coronavírus e devido aos sintomas que apresentou no fim de semana, ela foi ao hospital para tirar suas dúvidas e avaliação médica. No protocolo a gente considera caso suspeito quando há menos de 14 dias que o paciente apresenta os sintomas após passar por uma área endêmica", explicou.

Ainda segundo o médico, não há necessidade da paciente ficar internada, pois não havia complicações nos exames, o Raio-X estava normal e não apresentava sinais de desidratação. "A gente pediu para que ela voltasse quinta-feira para ser recebida pelo infectologista do hospital e fazer os exames possíveis e diluir todas essas dúvidas. Pelo protocolo não se trata de um caso suspeito devido ao período está acima dos 14 dias do protocolo".

Por fim, o Dr. Justino Moreira disse que o hospital dispõe todo o material necessário para fazer os testes necessários e que o caso não foi notificado à Vigilância Sanitária porque está fora do prazo que o protocolo exige. "A gente vai coletar esses exames hoje pela manhã para descartar qualquer possibilidade que seja o coronavírus. A gente quer tranquilizar e alertar a população, que todos possam realizar a higienização das mãos que diminui muito a transmissão e contaminação desse vírus", finaliza. 

O Hospital Regional Tibério Nunes está realizando o monitoramento da paciente e todas as autoridades em vigilância já estão acompanhando o caso. A amostra será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), em Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: