Municípios

Internet fornecida pela PPP Piauí Conectado chega em Bom Jesus

Escolas, hospitais, teatro, penitenciárias, entre outros estabelecimentos, estão sendo contemplados.

Redação

Sábado - 01/02/2020 às 12:30



Foto: Agência Brasil Internet
Internet

Em Bom Jesus, ao todo 22 órgãos da Administração Pública estadual estão sendo contemplados com internet de qualidade fornecida pela empresa SPE Piauí Conectado com o Governo do Piauí. Neste mês de janeiro, escolas, hospitais, teatros e outros órgãos da educação, saúde e segurança estão recebendo a implantação de pontos com 30 Mbps de velocidade.

O objetivo do projeto com o fornecimento da internet é oferecer uma infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública de 98 municípios do Estado, a fim de melhorar os serviços ofertados à população e colaborar com o desenvolvimento tecnológico e digital do Piauí.

No município de Bom Jesus, a iniciativa vai levar oportunidade de conectividade, que era muito insatisfatória, e dar visibilidade às potencialidades do município, como explica o secretário de estado da Cultura Fábio Novo sobre sua terra natal.

“Bom Jesus está a mais de 600 km de Teresina, nós não tínhamos fibras de internet e o acesso de dados era muito lento e difícil. Com o Piauí Conectado, a gente vai ter agora internet de qualidade nas escolas, em órgãos públicos e até no Teatro Alard, que é um importante equipamento de cultura, de muita movimentação e espetáculos, que precisa ser divulgado e será quando a internet estiver ativada”, explica o secretário.

Segundo Fábio Novo, a parceria público-privada (PPP) Piauí Conectado permite que a população dos municípios mais afastados da capital tenha capacidade de divulgar o que acontece de bom nas regiões, fortalecendo suas potencialidades. O diretor-presidente da concessionária, Emerson Silva, reitera que é exatamente esse o objetivo. “Nosso desejo é levar inclusão digital ao interior e demais municípios do Estado, a fim de oferecer serviços digitais de qualidade não somente na capital, mas em todo o Piauí”, diz.

Em janeiro, a Piauí Conectado também chegou em outros municípios do Sul do Estado, sendo eles: Bom Jesus, Canto do Buriti, Uruçuí e São João do Piauí. Com eles, no total, a internet fornecida pela PPP contempla 25 municípios do Piauí, os mais populosos. Em fevereiro, o projeto alcançará Alto Longá, Corrente, Elesbão Veloso, Gilbués, Jaicós, Paulistana, Simplício Mendes e Valença do Piauí.

O município

O município está localizado a 635 km de Teresina, tem uma população de cerca de 25.179 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e possui a quarta melhor gestão fiscal do Piauí.

Situada na região dos cerrados piauienses e do Vale do Rio Gurgueia, um dos rios mais caudalosos e importantes do Piauí, Bom Jesus é uma cidade rica em águas subterrâneas e atrai empresários e investidores tanto nacionais como do exterior por sua potencialidade na pecuária, tanto que é consolidada como celeiro agrícola.

Detentora de terras férteis e propícias ao agronegócio, a elevada produção de grãos, notadamente a soja e o arroz, do município o projetaram a nível nacional. Bom Jesus recebe produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai e Paraguai, atraídos pelo cultivo de soja nos cerrados piauienses, rico em águas subterrâneas. Ano passado, a cidade recebeu, ainda, a visita de produtores colombianos, atraídos pela pecuária da região.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: