Municípios

CRM-PI flagra unidade de saúde de Bom Princípio queimando lixo hospitalar

Na fiscalização realizada no dia 31 de janeiro, o médico fiscal do CRM-PI registrou a ausência de médico no plantão

Redação

Sábado - 22/02/2020 às 09:40



Foto: Ascom Lixo hospitalar
Lixo hospitalar

Uma série de graves irregularidades foram registradas pela equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI no município de Bom Princípio do Piauí, a cerca de 330 km de Teresina. Entre as mais graves irregularidades é que a Unidade Mista de Saúde Joana de Moraes Sousa, que é gerida pelo município local e deveria estar atuando com dois leitos de internação clínica e quatro leitos de pediatria, na verdade funciona apenas uma vez por semana, prestando um atendimento com porte de Unidade Básica de Saúde (UBS).

Seringas amontoadas apos queima no forno

Na fiscalização realizada no dia 31 de janeiro, o médico fiscal do CRM-PI registrou a ausência de médico no plantão e só havia uma técnica de enfermagem atuando sem supervisão, o que também é proibido. Onde era para existir enfermarias e leitos apropriados para os pacientes em procedimentos não havia sequer colchões, apenas grades de macas enferrujadas e ambientes sujos e insalubres. Ao percorrer as dependências da unidade, havia um forno de barro nos fundos das dependências, o qual estava sendo usado para a queima de lixo hospitalar, como seringas, agulhas, frascos de recipientes de medicação, luvas e ainda lixo comum.

A unidade também se encontrava com esgotos estourados e vazando a céu aberto, exalando mau cheiro, além de porcos circulando normalmente na entrada da unidade. Para o CRM-PI, todas essas irregularidades, como o descarte de lixo e animais circulando na redondeza, representam riscos de contaminação dos animais e da população. Como não há médico plantonista 24 horas, quando a população precisa de melhores cuidados precisa se deslocar até o município de Parnaíba, a 40 km de Bom Princípio do Piauí. O CRM-PI encaminhou termo para a direção da Unidade de Saúde com prazo de 30 dias para que as irregularidades sejam sanadas. O prazo se encerra no dia 03 de março.

Fonte: Aldeia Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: