FESTA

Colônia de Canto do Buriti promove encontro em Teresina

Filhos da cidade de Canto do Buriti localizada a 400km da capital, se encontrarão com objetivo de angariar recursos para às obras sociais da paróquia.


Festa Beneficente

Festa Beneficente Foto: Divulgação

A colônia “Cantoense”, realizará no dia 22 de junho de 2019, as 19hs, na ADUFPI, o GRANDE ENCONTRO COM SANTANA EM TERESINA. Anualmente filhos da cidade, amigos e devotos de Santana se encontram com o objetivo de celebrar sua padroeira e de angariar recursos para as obras sociais da Paróquia de Santana, em Canto do Buriti - PI.

O Evento já está em sua 11ª edição, e será realizado na ADUFPI, e tem como programação novena a Sant’Ana, leilão beneficente, quermesse, venda de produtos típicos da região e show com DJ Marcelo.  

“O Encontro nasceu da necessidade de ajudar a comunidade local Canto do Buriti, principalmente a Paróquia Santana a desenvolver os trabalhos pastorais e sociais, entre os trabalhos está a Creche São José que atende mais de 200 crianças, e a Associação Casa da Leitura, entidade que atende adolescentes e jovens situação de vulnerabilidade promovendo arte e cultural. Também parte dos recursos já foi destinado a confecção de bancos, pintura, e climatização da Igreja Matriz”, diz Carlos Alberto Amorim Andrade, advogado, residente em Teresina e coordenador do evento.

História da Padroeira 

Santa Ana ou Sant'Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Santa Ana era de família descendente do sacerdote Aarão. Ela era esposa de Joaquim que, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

Santa Ana se casou jovem como toda moça em Israel naquele tempo. A tradição diz que São Joaquim era um homem de posses e bem situado na sociedade. Ambos viviam em Jerusalém, ao lado da piscina de  Betesda, onde hoje está a Basílica de Santana. O casal se relacionava com pessoas de todo Israel, especialmente nas festas em Jerusalém.

Santa Ana, porém, tinha um grave problema: era estéril. Não conseguia engravidar mesmo depois de anos de casada. Em Israel daquele tempo a esterilidade era sempre atribuída à mulher, por causa da falta de conhecimento. A mulher estéril era vista como amaldiçoada por Deus. Por isso, Santa Ana sofreu grandes humilhações. São Joaquim, por sua vez, era censurado pelos sacerdotes por não ter filhos. Tudo isso fazia com que o casal sofresse bastante.

Santa Ana e São Joaquim, porém, eram pessoas de fé e confiavam em Deus, apesar de todo sofrimento que viviam. Assim, num dado momento da vida, São Joaquim resolveu retirar-se no deserto, para rezar e fazer penitência. Nessa ocasião, um anjo lhe apareceu e disse que suas orações tinham sido ouvidas.

Ao mesmo tempo o anjo apareceu também a Santa Ana confirmando que as orações do casal tinham sido ouvidas. Assim, pouco tempo depois que São Joaquim voltou para casa, Ana engravidou. Parece que através do sofrimento, Deus estava preparando aquele casal para gerar Maria, a virgem pura concebida sem pecado.

Segundo a Tradição cristã, no dia 8 de setembro do ano 20 a. C., Santa Ana deu à luz uma linda menina à qual o casal colocou o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”. A vergonha tinha ficado para trás. E daquela que todos diziam ser estéril nasceu Nossa Senhora, a mãe do Salvador.

Santa Ana e São Joaquim são de fundamental importância na História da Salvação. Não só pelo nascimento de Maria, mas também pela formação que deram à futura Mãe do Salvador.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: