Municípios

Avanços na agricultura familiar geram alegria e renda ao trabalhador do campo

Com a ajuda da Prefeitura e do Governo do Maranhão, os agricultores comercializam mais de 40 toneladas de produtos por mês

Redacão

Quinta - 04/07/2019 às 18:36



Foto: Ascom Produção
Produção

Com dignidade e incentivo do poder público municipal, a colheita do campo tem sido proveitosa para os moradores da zona rural de Timon desde que a gestão do prefeito Luciano Leitoa iniciou. O Timon Produtivo tem se tornado um importante projeto para geração de renda e, consequentemente, está movimentando a economia do município. Com capacitação, investimento e assessoria técnica, hoje tem sido possível produzir insumos que até bem pouco tempo atrás era um sonho distante para os trabalhadores rurais.

Ao todo, foram implantados 11 campos agrícolas, e já é produzido: tomate, repolho, pimentão, pepino, melancia, abobora, além do plantio do sistema sequeiro para produção anual de milho, feijão, abóbora, melancia, caju e muitos outros insumos. São mais de 100 famílias beneficiadas e uma área que ultrapassa 90 hectares de plantio. Já são beneficiadas as localidades: Buritizinho, Mundo Novo, Bom Viver, Perdidos, São João, Boa Esperança, Cajueiro, Lagoa do Joca, Pote, Alagadiço, Brejo do Meio e Vila de Deus.

Com a parceria do Governo do Maranhão, foi possível foi possível, também, a instalação de irrigação em 12 hectares de plantio, o que gera qualidade e produção o ano todo. Outras 12 toneladas de sementes (milho, arroz, feijão e hortaliças) foram distribuídas paras os agricultores para reforçar as plantações. Os maquinários também são outro diferencial que tem permitido aos trabalhadores mais rapidez e, desde o início da gestão do prefeito Luciano, já foi possível a aquisição de: 04 tratores agrícolas com carroça, 05 grades aradoras, 04 máquinas batedeiras de cereais, 03 distribuidores de sementes e calcário, 01 máquina de plantio de mandioca, 01 encanteiradeira, 02 roçadeiras, 02 caminhões refrigerados para transporte dos alimentos da agricultura familiar, 01 pá carregadeira, 01 retroescavadeira e 01 máquina moto niveladora (patrol).


Com o aparato de materiais e insumos, o homem do campo também recebeu da gestão municipal toda a assessoria técnica, veterinária e agronômica, além da assessoria jurídica gratuita para as associações rurais. Todas estas são coordenadas e acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com a parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA), que possui profissionais capacitados em diversas áreas para atender as demandas do homem e mulher do campo.

Fonte: Ascom Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: