COVID-19

Pequim fecha escolas e universidades após novo surto

Além da suspensão de todas as aulas presenciais, os residentes são aconselhados ao teletrabalho.


Testagem aponta nova onda de coronavírus

Testagem aponta nova onda de coronavírus Foto: Divulgação

Acidade de Pequim vai voltar a encerrar todas as suas escolas e universidades, anunciaram hoje as autoridades locais, após um aumento dos casos do novo coronavírus na capital chinesa. A vice-secretária-geral do governo municipal de Pequim, Chin Bei, disse numa coletiva de imprensa que a cidade passa agora do terceiro para o segundo nível de emergência, no qual as comunidades de vizinhos vão comprovar a identidade e o estado de saúde dos residentes, assim como medir a temperatura.

Além da suspensão de todas as aulas presenciais, os residentes são aconselhados ao teletrabalho e as comunidades em áreas de risco "alto" - com casos confirmados ou que tiveram contato com o mercado onde surgiu o surto - ficam seladas.

As autoridades pediram também aos habitantes da capital que não saiam da cidade.

Pequim diagnosticou mais de 100 casos da covid-19 desde sexta-feira, após a detecção de um surto no principal mercado abastecedor da capital, fazendo temer uma nova onda de contaminação quando parecia que o país já tinha conseguido conter o vírus.

Um porta-voz da capital chinesa, Xu Hejian, admitiu hoje que a situação epidêmica em Pequim é "extremamente grave" e que a cidade está numa "corrida contra o tempo".

Com 21 milhões de habitantes, a cidade aumentou, entretanto, a sua capacidade de triagem diária para mais de 90.000 pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na segunda-feira que acompanha "muito de perto" a situação em Pequim, adiantando estar considerando enviar especialistas para Pequim nos próximos dias.

O coronavírus que causa a covid-19 apareceu no final de 2019 no centro da China, em Wuhan, antes de se espalhar por todo o planeta.

A pandemia já provocou mais de 436 mil mortos e infectou mais de oito milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência France Presse.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: