Mundo

OMS declara coronavírus emergência internacional

99% dos 7834 casos confirmados estão concentrados na China; entidade busca impedir que vírus se alastre

Redação

Quinta - 30/01/2020 às 17:16



Foto: Divulgação Coronavírus no Brasil
Coronavírus no Brasil

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o grau de risco do novo coronavírus (2019nCoV) para “emergência de saúde pública de interesse internacional” – mais alto usado pela entidade para classificar epidemias. A declaração foi dada logo após uma reunião entre especialistas da organização.

“Declaro uma emergência de saúde pública de interesse internacional sobre o surto global, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“No total, agora existem 7834 confirmados casos, incluindo 7736 , representando quase 99% de todos os casos relatados em todo o mundo. 170 pessoas perderam a vida com este surto, todas na China. Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importantes do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus e garantir uma resposta medida e baseada em evidências”, ressaltou.

A entidade alertou também que não há necessidade de restrição de viagens e nem de comércio e que a decretação de emergência é uma maneira pragmática de apoiar países que não teriam a capacidade de lidar com um eventual surto.

Fonte: Revista Forum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: