Marketing News

Pix para empresas: saiba como funciona e seus benefícios

Como funciona o Pix para empresas?

Wagner Santos

Terça - 05/10/2021 às 23:30



Foto: Imagem: Freepik pix para empresas
pix para empresas

Já imaginou receber pagamentos e transferências instantâneas sobre os produtos e serviços que sua empresa comercializa até mesmo em feriados e finais de semana? 

Agora você pode! Com o Pix para empresas, uma modalidade do revolucionário meio de pagamento Pix, as transações financeiras, tanto das lojas físicas como das lojas virtuais, tendem a ser mais rápidas e menos custosas.

Então, não perca tempo, confira a seguir como funciona o Pix PJ, bem como os benefícios que você poderá encontrar ao utilizar uma das maiores inovações dos sistemas de pagamento já criada.

Antes de tudo, o que é Pix para empresas?

Muito utilizado por e-commerces, o Pix diz respeito a um método de pagamento instantâneo, credenciado pelo Banco Central. Sua função é possibilitar tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas fazerem transferências, pagamentos e recebimentos em poucos segundos.

Diferentemente dos pagamentos convencionais, o PIX PJ permite a uma empresa realizar transações financeiras onlines a partir de aplicativos bancários e fintechs de pagamento em qualquer horário e 7 dias por semana, levando mais comodidade tanto para os empreendedores quanto para os consumidores.

Qualquer empresa pode aderir a solução Pix PJ, independente do nicho de atuação, basta que estejam vinculadas a uma instituição financeira que seja uma participante homologada pelo Banco Central.

PIX PJ e PIX pessoa física: quais são as diferenças?

Seja PJ ou PF, o Pix possui como finalidade o pagamento digital por meio de uma transação financeira rápida. No entanto, não podemos deixar de considerar que o Pix pessoa física e o  Pix para pessoa jurídica diferem entre si, confira as principais diferenças a seguir:

  1. Quantidade de chaves

A primeira grande diferença em relação ao Pix PJ e o Pix PF está na quantidade de chaves disponibilizadas em cada modalidade. A cada conta, cada usuário, seja PF ou PJ tem um limite específico de chaves que podem ser utilizadas na hora das transações financeiras.

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves-Pix, enquanto pessoas jurídicas até 20, independentemente do tipo - chave aleatória, e-mail, CPF, CNPJ e número de celular.

  1. CNPJ e CPF enquanto chaves-Pix

E por falar em chaves-Pix, os dados cadastrais também diferem em relação ao tipo de pessoa. 

Para pessoas físicas, o CPF pode ser utilizado como uma das 5 possíveis chaves-Pix, no entanto, para pessoas jurídicas o uso do CPF dos membros da sociedade não pode ser utilizado como uma chave da empresa, somente o CNPJ.

Aliás, a recíproca é verdadeira, pessoas físicas não podem cadastrar o CNPJ da empresa da qual se associam, como uma chave de acesso pessoal.

  1. Taxas e custo de uso

A gratuidade do Pix só se dá para pessoas físicas, visto que as instituições financeiras são obstadas na hora de cobrar taxas pelas transações de pagamento realizadas. 

Já quando se trata de empresas o método instantâneo de pagamento pode ser taxado, ficando a encargo dos termos de uso de cada instituição financeira credenciada, de acordo com o regulamento do próprio Banco Central.

  1. Visibilidade de CNPJ e CPF

Para tornar as transações de pagamento ainda mais seguras, quando um cliente efetua um pagamento para uma determinada empresa, o CNPJ do credor se torna visível para o consumidor. 

Já em transações entre pessoas físicas, o CPF não fica integralmente visível, uma vez que só alguns números aparecem na tela. Nesse sentido, o documento só será acessado pela parte pagadora, caso seja esta a chave-Pix compartilhada no momento da transação.

Entenda como funciona o PIX para empresas

Gostou do Pix para empresas e já quer implementá-lo como um meio de pagamento? Então que tal entender quais são os primeiros passos para começar a usá-lo?! 

Primeiramente, é preciso fazer o cadastro de sua empresa a partir da instituição financeira que preferir e escolher ao menos uma chave-Pix para começar. A chave pode ser o próprio CNPJ do empreendimento ou ainda: número do celular comercial, e-mail ou chave aleatória gerada pelo sistema da instituição.

Após a escolha, em questões de segundos a empresa já poderá usufruir de transações financeiras ágeis e dinâmicas. Afinal, o registro se dá por meio dos canais digitais da instituição escolhida.

Quais os maiores benefícios do Pix para empresas? 

Fácil, não acha? Após o registro da chave, o seu empreendimento  já estará apta a usufruir dos benefícios do Pix para empresas, como estes:


  • Taxas baixas sobre transações realizadas;

  • Recebimento direto na conta em questão de segundos;

  • Grandes vantagens competitivas;

  • Pagamentos seguros e rápidos;

  • Controle dinâmico de fluxo de caixa.


Agora que já sabe como funciona o PIX para empresas, já está na hora de oferecer aos seus clientes uma forma de pagamento rápida e segura. Então, cadastre seu empreendimento no Pix e esteja à frente da concorrência nas vendas online.

E com o melhor gateway de pagamento para empresas do Brasil, o Galax Pay, você pode usufruir dos benefícios do Pix PJ, aumentando as taxas de conversão de vendas de seu empreendimento. 

Para tanto, basta preencher o formulário abaixo, que um de nossos especialistas logo entrará em contato, pronto a oferecer a oportunidade capaz de otimizar ainda mais a gestão de recebíveis de sua empresa.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: