Marketing News

Como se proteger de golpes no WhatsApp atualmente?

Fique por dentro das melhores dicas para se proteger dos golpes mais frequentes aplicados pelo WhatsApp!

Wagner Santos

Segunda, 04/10/2021 às 17:17



Foto: Imagem: Freepik golpes no WhatsApp
golpes no WhatsApp

Desde o surgimento do WhatsApp messenger diversos foram as categorias de golpes inventados por criminosos para lucrar em cima da inocência de muitos usuários dessa plataforma. Com o aumento de uso significativo da população numa escala mundial este se tornou um meio ainda mais atraente para os golpistas que utilizam de uma imaginação muito criativa para praticar o mal.

Assim não é difícil encontrar pessoas passadas para trás e perderam dinheiro com transações falsas e até mesmo por contato com pessoas e empresas fantasmas. Por isso se tornou cada vez mais necessário ser mais desconfiado e criterioso quando o assunto é interação, recebimento e envio de dados por meio desse aplicativo.

De quem é preciso se proteger?

É preciso se proteger de pessoas que aparentemente são bem desenroladas e até mesmo profissionais do crime no ramo que escolheram para aplicar golpes. Desconfiar de propostas boas demais, evitar passar seus dados para desconhecido e manter um contato mais direto com pessoas que realizam transações constantes.

Outra forma indireta de ser alvo dos golpes são através dos piratas informáticos que coletam seus dados através de outros servidores, muitas vezes de empresas privadas. Estes que realmente são profissionais e usam sua inteligência na área para lesar outros usuários.

Pessoas desinformadas também podem acabar prejudicando outros usuários quando forma irresponsável passa a frente informações que não são verdadeiras, colaborando com a disseminação de inverdades e aumentando o alcance dos criminosos de forma muito irresponsável.

Novos e antigos golpes conhecidos no WhatsApp

É um fato que desde sua criação o WhatsApp é um aplicativo usado como meio para colocar em prática as atividades criminosas que saem do imaginário dos bandidos, assim é fácil encontrar não só pessoas que caíram em golpes, mas golpistas em qualquer lugar.

Pois, estes golpes se tornaram tão comuns temporalmente que os novos golpistas possuem uma gama muito maior para escolher no que vão se especializar e se reinventar neste negócio fraudulento. Nesse setor acaba valendo de um tudo para conseguir algum dinheiro.

Por ser de fácil uso e contato mais rápido e direto, pessoas com mais idade têm mais dificuldade de adaptar as novas tecnologias e suas ferramentas, deste modo, são comprovadamente os alvos mais fáceis e mais procurados pelos bandidos. Assim veremos uma lista dos (golpes) mais conhecidos.

Confira a lista de alguns dos golpes mais praticados no WhatsApp.

O WhatsApp clonado saiu nos últimos tempos como golpe mais utilizado por golpistas que querem seguir dinheiro de forma mais rápida, assim se passa por outras pessoas e busca pessoas mais próximas do alvo para pedir valores emprestados, é alarmante o número de pessoas que caem.

WhatsApp clonados pelos (app) espião que permite não só clonar a conta do alvo e ganhar dinheiro a partir das interações, mas ficar apenas de olhos e conseguir roubar dados importantes para utilizá-los para receber alguns benefícios que seria de direito de quem foi clonado.

Por fim, temos as fakes news mais conhecidas como as notícias falsas que viralizam sempre que caem na rede. Assim, usuários acabam colaborando com a disseminação de tais notícias, onde outras se aproveitam para criar vaquinhas virtuais e arrecadar bastante dinheiro com inverdades que comovem os usuários.

Como identificar e se defender dos golpes?

Apesar de parecer uma tarefa muito difícil, é possível evitar cair em golpes e se proteger do trava zap, identificando quando está evidentemente sendo alvo de um. Assim é preciso está sempre averiguando a veracidade das informações que chegam até você de forma instantânea e só repassa informações com certeza que são verdadeiras.

Nunca passar o código de segurança que chega no seu número por mensagem para ninguém, pois os golpistas se disfarçam de representantes de algum serviço que utiliza para conseguir que o usuário dê o código sem desconfiar que pode estar sendo lesado. Empresas nunca ligam para confirmar dados ou pedir informação.

Visite sempre as configurações do seu WhatsApp para identificar se há outros dispositivos acessando sua conta sem a sua permissão, através do seu próprio WhatsApp é possível deslogar outros aparelhos que estão usando a sua conta.

Não repasse as suas informações

Diariamente são veiculados no WhatsApp promoções de empresas de diferentes segmentos e para participar a pessoa precisa apenas colocar suas informações em um determinado site, as informações geralmente incluem número para contato, nome completo, data de nascimento e cpf.

A partir desses dados é possível acessar alguns benefícios de usuários. Por isso antes de clicar em qualquer link que tenha propostas boas demais desconfie, pois, uma promoção gratuita pode te custar muito caro se bandidos conseguirem usar os seus dados para realizar novas aquisições e colocar seu nome no Serasa. Assim algo irrelevante pode te trazer diversos danos.

Bloquear chamadas golpistas

Uma função bem interessante que androides mais atuais e aparelhos iós possuem é o identificador de chamadas “spam”, sendo normalmente realizadas por criminosos, assim poderá diminuir bastante o risco de ser atormentada e até passada para trás por esses profissionais da ilegalidade.

Tal iniciativa foi criada justamente para proteger os donos de aparelhos dos golpes, pois apesar das inúmeras formas que diferentes meios de comunicação são utilizados para alertar os usuários, estes continuam sendo muitos ingênuos e acabam repassando suas informações. Essa é uma função que deveria ser utilizada em todos os aparelhos.

Ative chave “pin” para sua conta de WhatsApp

Em uma de suas atualizações o aplicativo incluiu nas suas configurações a possibilidade de criar chave pin para conta do usuário como uma senha pessoal, em que o usuário cria e ativa, e ao instalar e acessar sua conta terá que colocar tal chave para ter acesso. Essa função também funciona no WhatsApp Web.

Neste caso não só o código de ativação será necessário para acessar a conta mas também a chave, deixando a vida destes bandidos muito mais difícil além de inibir os mesmos. Essa é umas das criações de medidas de segurança que cada vez mais precisam ser aderidas pelos usuários visando mais tranquilidade para os usuários da plataforma.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: