Geral

Vigilância Sanitária reforça necessidade de cadastro das empresas no site Pro Piauí

Objetivo de realizar o monitoramento das empresas por meio dos seus Planos de Segurança Sanitária e Contenção à Covid-19.

Redação

Segunda - 10/08/2020 às 16:25



Foto: Piauihoje.com Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária da Sesapi
Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária da Sesapi

O Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas no Piauí – Pro Piauí tem como um dos objetivos primordiais a adequação higienicossanitária das empresas com vistas à mitigação dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Para tanto, criou-se o site  Pro Piauí (propiaui.pi.gov.br), com o objetivo de realizar o monitoramento das empresas por meio dos seus Planos de Segurança Sanitária e Contenção à Covid-19.

As atividades econômicas previstas nos decretos que liberam seu funcionamento devem estar alinhadas aos Protocolos Geral e Específicos de cada setor produtivo. As empresas relacionadas aos serviços deverão realizar seus cadastros no site previamente, inserindo informações referentes ao proprietário, responsável técnico, trabalhadores, situação de saúde dos trabalhadores e preencher dados referente às ações do seu Plano de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19 e anexar evidências que comprovem a execução das ações para iniciar as atividades, mas, infelizmente, isso não vem acontecendo como o esperado.

As primeiras empresas realizaram seus cadastros no dia 22 de junho, com o objetivo de atender as exigências do decreto estadual nº 19.040 de 19 de junho de 2020, que aprova o Protocolo Geral de Recomendações Higienicossanitárias com enfoque ocupacional frente à pandemia e exige a apresentação dos Planos de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19 no sistema Pro Piauí.
“Além do cadastro, as empresas precisam preencher os Planos de Segurança Sanitária e Contenção da Covid-19 e nos enviar as suas evidências, pois a partir delas é que podemos fazer o monitoramento das ações de cada local”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

A situação de saúde dos trabalhadores também deve ser apresentada pelas empresas no sistema a cada três dias. “Esses dados são essenciais para que temos um maior controle da saúde dos trabalhadores e avaliarmos se as ações estão sendo efetivas dentro das empresas durante as suas rotinas de trabalho”, ressaltou a diretora.

Neste momento de flexibilização das atividades econômicas, o foco do monitoramento das Vigilâncias Sanitárias é o cumprimento das medidas higienicossanitárias definidas nos protocolos de retomada dos setores.

Mesmo com a liberação das atividades econômicas, a Vigilância Sanitária ressalta que, para não haver a disseminação do contágio da Covid-19, é importante que a população só saia de casa se realmente necessitarem desses serviços. “Se for necessário ir até os locais que já retomaram as atividades, a gente orienta a obediência aos limites do distanciamento social de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, manter a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e fazer uso obrigatório de máscara de proteção facial”, acrescentou Tatiana Chaves.

Todas essas ações elencadas, dentre outras, compõem os Protocolos Geral e Específicos de Medidas Higienicossanitárias com enfoque ocupacional frente à pandemia do novo coronavírus.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: