Geral

Undime realiza avaliações de diagnostico de alfabetização em 82 municípios piauienses

Segundo Ana Patrícia Barros, coordenadora da Avaliação Undime, a proposta veio da necessidade de ajudar os municípios

Sábado, 21/09/2019 às 07:09



Foto: Ascom Avaliação
Avaliação

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) esta promovendo de 19 a 25 a aplicação de provas do Sistema Undime-PI de Avaliação da Alfabetização (Saupi), uma avaliação própria das Redes Municipais de Ensino, com foco na alfabetização dos alunos, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes. Com o Saupi, será possível ter acesso a dados sólidos acerca da alfabetização do alunado, propiciando melhores meios para superação dos desafios futuros dentro da escolaridade de cada estudante.

Segundo Ana Patrícia Barros, coordenadora da Avaliação Undime, a proposta veio da necessidade de ajudar os municípios a melhorarem os seus índices e também poder oferecer um acompanhamento pedagógico personalizado. “As avaliações iniciaram no dia 18 e até o dia 25 já teremos os resultados de todos, isso ajudará as secretarias de educação a planejarem suas próximas ações”, explica.

Este ano, cerca de 82 municípios estão participando, com aproximadamente 12.000 alunos  das turmas do 2º ano do ensino fundamental em mais de 600 escolas. Toda a avaliação está sendo acompanhada pela Undime-PI, desde a sua aplicação à análise e ao monitoramento dos resultados. A novidade deste ano é em relação ao resultado que acontece em tempo real, isso é, logo após o término da avaliação. Isso graças a uma parceria entre a entidade e a plataforma MobiEduca.Me, através do MobiCorretor.

O MobiCorretor facilita a coleta de todas as avaliações realizadas pelas escolas, que, além de capturar todas as informações, disponibiliza em tempo real todos os resultados. A ideia é diminuir o tempo de correção das avaliações e apresentar aos gestores, coordenadores e professores os resultados com maior rapidez.

“Esse trabalho com o MobiEduca-Me será o fiel da balança, por que se fôssemos corrigir manualmente as avaliações de 82 municípios, levaríamos no mínimo um mês e também uma equipe grande de corretores para fazer esse trabalho, sem contar com a tabulação dessas informações depois da correção. Estamos ganhando em tempo, qualidade na coleta das informações e o melhor de tudo a devolutiva pedagógica chegará mais rápido aos municípios”, comemora Ana Patrícia.

De acordo com a presidente da Undime-PI, professora Cleidimar Tavares, secretária municipal de Educação de Água Branca, a prova aplicada está destinada a alunos do 2º ano e contou com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Após o diagnóstico a ser confeccionado com base nesta primeira prova, os municípios receberão sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI.

Posteriormente, será aplicada uma nova avaliação, que possibilitará aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica. “A Undime montou uma equipe de pedagogos para acompanhar e planejar essas ações. Vamos dar a devolutiva, a formação para os municípios e, no final do ano, vamos fazer essa nova avaliação. Assim como os demais projetos desenvolvidos pela Undime, o Saupi tem como missão auxiliar o fortalecimento da educação pública municipal piauiense”, explica Cleidimar Tavares.

Selo

Após a divulgação do resultado final do Saupi, será realizada a entrega do Selo Undime de Alfabetização, destinado aos municípios que alcançarem os melhores índices de alfabetização, de acordo com o nível e tendo como base os parâmetros nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Ascom UNDIME

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: