DOAÇÃO

Transforme seu troco em solidariedade

No Troco Solidário Premiado, os clientes são incentivados a doarem aqueles centavos que podem não fazer


Solidariedade

Solidariedade Foto: Reprodução

Pequenas e grandes empresas têm apostado no Troco Solidário - uma campanha social que tem se popularizado pelo país inteiro beneficiando a todos, tanto quem doa quanto a quem recebe. No Piauí, destaca-se o Grupo Vanguarda, que se preocupa com questões sociais incentivando a solidariedade na sociedade com projetos sociais dentro do estado.

No Troco Solidário Premiado, os clientes são incentivados a doarem aqueles centavos que podem não fazer falta para alguns, mas que fazem toda a diferença para várias instituições sociais. “A dinâmica é bem simples, os funcionários perguntam se o consumidor aceita doar os centavos que sobraram, e automaticamente a doação entra no sistema da Rede Mais”, explica Van Carvalho, diretora executiva do Grupo Vanguarda.

A próxima instituição a ser beneficiada com a iniciativa do Troco Solidário será a Associação Piauiense de Combate ao Câncer – mantenedora do Hospital São Marcos, que atende pacientes em vulnerabilidade social. Na quinta-feira, 22, a executiva do Grupo Vanguarda esteve reunida com a diretoria do hospital, tratando dos detalhes da doação, oportunidade em que também conheceu melhor o trabalho realizado pela instituição.

O diretor geral do São Marcos, Dr. Joaquim Almeida, declara que com a contribuição, muitas coisas poderão ser feitas e melhoradas dentro do hospital. “Estamos felizes com essa contribuição! Já conhecemos o trabalho social realizado com o Troco Solidário do Grupo Vanguarda e ficamos muito agradecidos, porque o hospital realmente precisa para continuar tratando das crianças, adolescentes, adultos e idosos em tratamento do câncer atendidos pelo SUS, muitos dos quais são de outras cidades e estados”, declara.

Como Funciona o Troco Solidário Premiado

O comércio tem hoje claramente um problema com o troco. Há falta de moedas e notas de pequeno valor no mercado e existem restrições legais para dar balas ou outros produtos como trocos, pois, é considerada prática abusiva ou venda casada. O comerciante inclusive pode ser obrigado a reduzir o preço do produto na impossibilidade de não ter o troco no estabelecimento.

Após o cliente finalizar suas compras, o caixa oferece a ele a oportunidade de fazer a doação do seu troco ou parte dele para tratamento de crianças, adolescentes e adultos com câncer e ainda concorrer a dez mil vezes o valor que doar.

O Troco Solidário é uma iniciativa da Rede Mais que promove o sorteio para os clientes doadores através de título de capitalização. Caso o cliente queira fazer a doação e concorrer ao prêmio, o mesmo recebe um ticket autenticado com o valor doado, no qual contém o número da sorte. No último sábado do mês seguinte, o número ganhador é extraído dos números sorteados pela Loteria Federal, e o cliente que tiver o número correspondente, ganha o prêmio de 10.000* vezes o valor que ele doou.

Por exemplo, caso o cliente tenha feito uma doação de R$ 3,70 e acabe por ser sorteado, ganhará um premio em dinheiro de R$ 37.000,00*. Esse valor é pago pela instituição financeira que valida o título de capitalização. Um processo simples e fácil, sem nenhum acréscimo de estrutura, mão de obra ou custo.

Fonte: Claudia Bezerra

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: