TURISMO

Trade terá capacitação e protocolos para retomar turismo na Rota das Emoções

Previsão de empresários é que retomada comece concomitantemente no Piauí, Ceará e Maranhão no mês de agosto


Rota das Emoções

Rota das Emoções Foto: Reprodução/Instagram

Empresários do trade que compõe a Rota das Emoções no Piauí, Ceará e Maranhão já se antecipam e começam a se capacitar para uma retomada do turismo assim que houver liberação estadual por meio de decreto e protocolos de saúde destinados ao segmento. A informação é da superintendente de Turismo do Piauí, Carina Câmara.

Nesse sentido, o grupo também iniciou o monitoramento e acompanhamento dos casos de Covid nas 14 cidades que são destino de turistas do mundo inteiro. Para Carina, como há menos registros de infectados nos nos municípios da Rota que nas capitais dos três Estados, é possível que as pessoas procurem viajar e conhecer as belezas do litoral nordestino.

"Os casos de Covid-19 nas cidades por onde passam os destinos da Rota das Emoções são menores que das capitais, que são os portais de entrada, do três Estados, Piauí, Ceará e Maranhão, se formos comparar. Significa que você saindo das capitais, temos um número menor e todos os empreendimentos da Rota estão trabalhando protocolos de segurança para reabertura do turismo, além disso o SEBRAE vai capacitar os hotéis e restaurantes para que todos atendam aos protocolos. Já o boletim epidemiológico foi montado por um grupo de discussão da Rota para ajudar na retomada, também fizemos vídeos institucionais em vários idiomas, tudo com intuito de entender quais públicos vamos buscar.

Segundo Carina, nenhum dos três estados está recebendo turistas nesse momento. "No Maranhão vai começar a partir do dia 1 de julho, pois vai estar liberada a abertura de hotéis, então já vai começar a ter um fluxo. O Ceará só depois do dia 22 de julho e o Piauí, a princípio, até o dia 6 de Julho está fechado, de acordo com o decreto do governador Wellington Dias.

Projeto Integrado

A Rota das Emoções é um roteiro no nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão, 14 municípios:

  • Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz;
  • Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande); e,
  • Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia, Santo Amaro do Maranhão.

Mais de 70.000 pessoas foram atendidas por agências parceiras e visitaram a Rota das Emoções nos últimos 4 anos, permanecendo em média de 8 a 15 dias.


 

Próxima notícia

Dê sua opinião: