Geral

Trabalho com musicoterapia no Ceir é referência para profissional da Argentina

O trabalho da equipe liderada pela musicoterapeuta, Nydia do Rego Monteiro, chegou aos ouvidos do profissional

Sábado - 07/09/2019 às 09:28



Foto: Ascom Musicoterapia
Musicoterapia

Os bons resultados alcançados pela musicoterapia com pacientes do Centro Integrado de Reabilitação do Piauí (Ceir) já é bastante conhecido no Brasil e agora tem atraído profissionais de outros países, como é caso do musicoterapeuta argentino, Diego Schapira, que visitou a instituição, nesta sexta-feira (6), para conhecer o trabalho na área desenvolvido na instituição.

O trabalho da equipe liderada pela musicoterapeuta, Nydia do Rego Monteiro, chegou aos ouvidos do profissional através de relatos durante as aulas sobre a "Abordagem Plurimodal de Musicoterapia, desenvolvida por Diego Schapira.

"A presença do nosso colega, além de ser uma honra, traz possibilidades futuras de melhoria de atendimento. Ao longo de 11 anos, o setor de musicoterapia tem o setor de musicoterapia tem apresentado dentro e fora do país trabalhos relativos aos atendimentos e inovações, o que possibilitou que pudéssemos divulgar, aprender e receber visitas como esta", destaca Nydia do Rego Monteiro.

Diego Schapira avalia como positiva as experiências com os pacientes do Ceir. "É um trabalho fantástico. Tive a oportunidade de ler sobre essas experiências e agora, in loco, observo como essas profissionais se conectam com seus pacientes e é uma alegria. Essa equipe faz um trabalho muito importante com pessoas com deficiência, pois está, permanentemente, se atualizando e, por outro lado, estão contribuindo com o conhecimento por dar material para outros musicoterapeutas", explica o visitante.

A abordagem desenvolvida por Schapira, referência na America Latina, é composta por fundamentos na psicologia humanista; musicalidade terapêutica; leitura musicoterapêutica; música como analogia; metáfora e representação social; enquadre musicoterapêutico e diversas técnicas aplicadas em modalidades individuais ou em grupo. A visita do especialista atende a um pedido da Associação de Musicoterapia do Piauí.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: