EVENTO

Território do Entre Rios traça metas para 2020

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Entre Rios realizaram, nesta terça-feira […]


Reunião de planejamento

Reunião de planejamento Foto: Ascom

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Entre Rios realizaram, nesta terça-feira (28), no município de Teresina, uma reunião extraordinária para debater as prioridades do Território Entre Rios. O evento teve por objetivo estabelecer as metas do plano de ação territorial para este ano e alinhar as atividades do território com as da secretaria.

O território Entre Rios engloba 31 municípios. Destes, 20 levaram representantes e mais de 100 conselheiros participaram do evento. Os principais pontos de discussão foram: a definição de prioridades para o orçamento, já municipalizado, com cerca de um milhão de reais por território; a necessidade da implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), através da criação de uma cooperativa que viabilizará uma estrutura mínima a ser usada por todos os municípios; e a criação dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento.

Segundo o agente territorial Jorge Fernandes o objetivo é sanar algumas falhas que ocorreram no ano passado. “Também queremos construir um planejamento realista para esse novo ano, como a construção da unidade básica de pescado, que a Seplan e a SAF estão tomando as medidas necessárias para que aconteça, a feira territorial do Entre Rios, que tem previsão para o mês de maio no município de União, outros projetos como os bancos comunitários, e tivemos a contribuição do banco do Nordeste que veio divulgar um edital para o território, nas áreas de ovinocaprinocultura, piscicultura e cajucultura”, descreveu.

O Território Entre Rios está inserido na Macrorregião Meio-Norte da Bacia do Parnaíba, representando 35% da área total da macrorregião configura-se como o terceiro maior Território de Desenvolvimento, atrás apenas dos Territórios Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.

Embora seja o Território que melhor apresenta dinâmicas econômicas consolidadas, e estruturadas diversificadas técnica e tecnologicamente, verifica-se uma forte diferença na distribuição das estruturas produtivas e dos serviços disponíveis, sobretudo ao se comparar a situação do município de Teresina – como capital – e sua relação com os demais municípios.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: