Geral

Sobe para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no Piauí

O Governo do Estado emitiu um decreto estabelecendo medidas de emergência em saúde pública em função da pandemia

Alinny Maria

Segunda - 16/03/2020 às 13:15



Foto: Shutterstock Coronavírus
Coronavírus

Subiu para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no Piauí. A informação foi confirmada pelo próprio secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em entrevista coletiva no Palácio de Karnak nesta segunda-feira (16).

"Temos no Piauí um hospital de referência, que é o Natan Portela e fizemos o trabalho de preparar a rede para essa situação de emergência. Os trabalhos continuam, estamos com todas as equipes técnicas envolvidas. Até hoje, tivemos a identificação de 37 casos suspeitos no Estado, em que 12 foram descartados através de exames laboratoriais. Temos hoje 28 casos suspeitos sendo investigados, sendo que 9 foram descartados", disse o secretário de Saúde.

Florentino Neto comentou ainda sobre a reunião ocorrida na manhã de hoje (16), em foi feito uma avaliação da situação de  emergência no Estado. "Estamos buscando uma integração com os municípios no sentido em que a parceira que já vem sendo realizada e que possibilita o acordo com os municípios nas ações de prevenção por meio da atenção primária. Agora vamos ter o reforço porque nós estamos estabelecendo uma capacitação permanente desses profissionais e nós nós vamos avaliar a situação dos equipamentos de proteção individual permanentes nos municípios para que possamos auxiliar”.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) Jonas Moura, do secretário de Governo, Osmar Júnior e secretário de Educação Ellen Gera.

DECRETO

A  pandemia do coronavírus fez com que as autoridades começassem a tomar medidas protetivas contra a  doença no Piauí. O Governo do Estado emitiu um Decreto de Emergência em Saúde Pública estabelecendo medidas para conter a doença no Estado. O documento tem como  justificativa o risco de transmissão simultânea no mundo e necessidade de ações de combate no âmbito estadual.  VEJA O DECRETO!

AULAS SUSPENSAS

Várias instituições de ensino como UFPI, IFPI, Faculdade Santo Agostinho, Instituto Dom Barreto, Colégio Cev, entre outros, comunicaram a suspensão das aulas por pelo menos 15 dias.

O governador Wellington Dias, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC),suspendeu as aulas na rede estadual de ensino por 15 dias contando a partir de amanhã (17).  Para não prejudicar o ano letivo, esse período de suspensão de aulas será caracterizado como férias escolares. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: