Geral

Sesapi inaugura sistema para identificar emergências em saúde pública sexta (14)

O Cievs tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública.

Redação

Quinta - 13/02/2020 às 19:04



Foto: Ascom Sesapi Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto
Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por intermédio da coordenação de Epidemiologia, irá inaugurar nesta sexta-feira (14), às 8h, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O objetivo é aprimorar a resposta às situações de emergência em saúde pública.

O Cievs tem como foco principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Segundo Amelia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, o Cievs compõe uma rede de alerta e resposta constituída por centros que têm a finalidade de detectar e apoiar a intervenção oportuna sobre emergências de saúde pública, visando evitar a propagação imediata de doenças. “Com o sistema, estaremos melhorando as notificações e definindo estratégias tomando assim decisões rápidas e precisas em relação a controle de surtos ou epidemias, tentativas de suicídios, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa, entre outros”, destaca.

As notificações acontecerão de forma imediata e podem ser realizadas por profissionais de saúde da rede pública e privadas, clinicas, hospitais e comunidade em geral, através do telefone (86) 3216-3606, durante plantão 24h.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: