Geral

Seplan realiza reunião de planejamento do PPA 2020-23

Segundo o secretário do Planejamento, Antônio Neto, o PPA é a bússola que norteia a direção para onde o Estado deve chegar e mostra o que deve ser entre

Quinta - 09/05/2019 às 23:05



Foto: Cristiane Nunes Reunião de trabalho
Reunião de trabalho

Na manhã desta quinta-feira (9), a secretaria do Planejamento do Piauí organizou uma reunião para dar início à elaboração do Plano Plurianual - PPA 2020-23 com os participantes da RedePlan, a rede de planejadores do Estado, no auditório da APPM.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, o PPA é a bússola que norteia a direção para onde o Estado deve chegar e mostra o que deve ser entregue à sociedade. “Vamos construir uma rede de planejadores integrados, com a coordenação da Seplan e sob a orientação do Governador, vamos elaborar o PPA 2020-23 e ser protagonistas na mudança da visão do nosso Estado”, ressaltou.

A meta é atingir o IDH alto e, além disso, o planejamento deverá focar na sustentabilidade ambiental, na melhoria da qualidade de vida, nas áreas da saúde e da educação e na elevação da renda. “A ideia é que nesse PPA 2020-23 a gente faça uma inovação. O PPA dos outros anos, às vezes, ficava desconectado, pois havia o planejamento plurianual para quatro anos, mas a lei orçamentária, muitas vezes, não refletia a execução desse planejamento. A ideia é que a gente possa integrar, efetivamente, os instrumentos de planejamento, PPA, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual), por isso a participação dos agentes de planejamento em cada uma das áreas, de cada uma das secretarias e das setoriais é fundamental”, relatou Antônio Neto.

"O papel da RedePlan é coordenar a elaboração do PPA em cada uma das suas áreas, para que haja integração e articulação entre os órgãos estaduais. De forma articulada e com a participação de todos há uma possibilidade muito mais real de fazermos um PPA voltado para a nossa realidade, que tenhamos condições de, dentro da situação fiscal que estamos vivenciando no país, no Piauí, possamos preparar um planejamento para os próximos quatro anos para que ele venha a se concretizar, já que terá sido elaborado por pessoas que conhecem nossa realidade”, finalizou o secretário.

Fonte: Ascom Seplam

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: