Sejus convoca agentes para lotação provisória na terça-feira (8)

A escolha da lotação temporária nas unidades prisionais da Sejus será realizada conforme a discricionariedade da Administração Pública


Agentes penitenciários

Agentes penitenciários Foto: Ascom Sejus

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí convoca 50 agentes penitenciários aprovados para audiência pública que definirá a lotação dos novos servidores. A audiência será realizada na próxima terça-feira (8), às 11h, na Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (Acadepen) em Teresina. 

A escolha da lotação temporária nas unidades prisionais da Secretaria da Justiça será realizada conforme a discricionariedade da Administração Pública, obedecendo ao rigor das normas do edital do concurso. 

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira pontua as nomeações como uma das principais pautas para o sistema prisional. “Conquistamos importantes obras e recursos para o sistema prisional nos últimos anos, como novas unidades penais, armamento e equipamentos de proteção individual. Esse reforço no nosso efetivo vem ao encontro desses avanços e era uma das nossas principais reivindicações que felizmente foi atendido ainda em 2018”, assinalou. 

Os candidatos convocados ou os procuradores legalmente habilitados deverão comparecer à audiência com antecedência mínima de 60 minutos do horário estipulado, munidos de documento oficial de identificação original, com fotografia. Os candidatos faltosos ou os que, mesmo comparecendo, não efetuarem opção perderão o direito à escolha e terão sua lotação definida pelo Secretário da Justiça do Estado do Piauí, dentre as vagas remanescentes, após a lotação dos demais convocados. 

Os efeitos judiciais da nomeação valem a partir do primeiro dia útil de janeiro. A lotação provisória será definida na audiência pública de 08 de janeiro e a posse será divulgada de acordo com agenda do governador Wellington Dias. A publicação do Diário Oficial do dia 27 de dezembro que previu as 50 nomeações também prevê a nomeações de novos 25 agentes penitenciários para o mês de abril deste ano. 

Pessoal capacitado 

Os agentes nomeados já estão prontos para atuar no sistema prisional.  Capacitados no último curso de formação da Academia Penitenciária do Piauí, os agentes passaram por disciplinas humanísticas, como direitos humanos, execução penal, criminologia, inteligência penitenciária, tiro defensivo, além do estágio supervisionado nos diversos estabelecimentos penais da capital e do interior do Estado. 

Fonte: Ascom/Sejus

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: