Geral

Saúde investiga quatro mortes por suspeita de coronavírus no Piauí

Antes, sete casos eram investigados e três já foram descartados

Alinny Maria

Quinta - 26/03/2020 às 08:50



Foto: Divulgação/Sesapi Laboratório Central do Piauí ( Lacen)
Laboratório Central do Piauí ( Lacen)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga quatro mortes suspeitas por coronavírus no Piauí por meio do  Laboratório Central do Piauí (Lacen/PI). Inicialmente, sete mortes estavam sendo investigadas, mas três já foram descartadas.

As amostras dos quatro pacientes foram coletadas e estão sob análise no Lacen. Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

 A Sesapi não divulgou quais cidades ocorreram as quatro mortes que estão sob investigação,  informando apenas as três cidades onde os exames deram negativo para covid-19. Os casos descartados foram em Bom Jesus, Oeiras e Teresina.

A coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde informou que a investigação dos três óbitos que foram descartados para Covid-19, positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. 

O paciente que contrai a Influenza A e B tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar.

DADOS

De acordo com o último boletim da Sesapi divulgado na noite dessa quarta-feira (25), o Piauí segue com oito casos confirmados de coronavírus. No total, 348 casos suspeitos foram notificados, sendo que 173 foram descartados e 167 são casos suspeitos.


Fonte: Com informações da Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: