Geral

Salário emocional: os benefícios que mantêm bons funcionários

Muito mais do que salário fixo, os benefícios empregatícios e os benefícios emocionais mantém colaboradores engajados

Da redação

Sexta, 14/05/2021 às 16:57



Foto: Divulgação Home Office
Home Office

O mercado de trabalho brasileiro se atualiza constantemente. Frente à pandemia de Covid-19, muitos trabalhadores foram levados ao sistema home office e outras condições trabalhistas também mudaram, como a redução de carga horária, por exemplo.

O fato é que os brasileiros, assim como outros profissionais em todo o mundo, estão em busca de benefícios que valham mais do que o próprio salário. Dessa forma, melhores condições de trabalho passaram a ser determinantes para a escolha e permanência em um determinado emprego.

Uma pesquisa recente da ESIC Internacional, revela que 40% dos brasileiros entrevistados preferem um emprego com salário mais baixo, mas com horário flexível e trabalho remoto, embora o home office já tenha chegado ao Brasil antes da pandemia. Um levantamento do instituto Ipsos, feito no fim de 2019, mostrou que trabalhar de casa é a opção ideal para ao menos 49% dos brasileiros que já possuem empregos e para 55% dos desempregados.

Salário emocional desequilibra oportunidades de emprego

Benefícios como vale refeição, vale transporte, academia, terapia, plano de saúde e os benefícios trabalhistas garantidos pela contratação CLT são fundamentais para que os colaboradores se sintam bem remunerados, além do próprio salário fixo. No entanto, os chamados salários emocionais também têm ganhado destaque nas redes sociais destinadas a trabalho e entre as empresas que desejam reter seus talentos.

De forma simplificada, o salário emocional pode ser definido como o conjunto de fatores oferecidos pela empresa a fim de promover incentivos emocionais e motivacionais aos seus colaboradores. O grande objetivo dessas iniciativas é aumentar o engajamento, o comprometimento e a produtividade da equipe, em busca de conquistar e manter talentos.

Entre os principais exemplos de salário emocional, é possível destacar:

Plano de carreira bem desenvolvido;

Funções bem esclarecidas;

Equipes comprometidas;

Respeito a horários de entrada, almoço e saída;

Reconhecimento pelo trabalho exercido;

Motivação no ambiente corporativo;

Ambiente de trabalho positivo e produtivo;

Comunicação clara entre colaboradores e gestores.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: