ENCCEJA

Saiba todas as informações para participar do exame que será aplicado neste domingo

A aplicação no turno da manhã será das 9h às 13h


Estudantes fazem prova

Estudantes fazem prova Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Com quase três milhões de inscrições, a edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, acontece neste domingo, 25 de agosto. Confira as principais informações para o dia da prova.

Horários - A aplicação no turno da manhã será das 9h às 13h; e no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os portões serão abertos com uma hora de antecedência e fechados 15 minutos antes do início da prova. Em cada nível de ensino, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Cartão de Confirmação - O Inep recomenda que o participante consulte o Cartão de Confirmação da Inscrição com antecedência no sistema Encceja, na internet, e leve o cartão impresso para o exame para facilitar a identificação e localização para fazer a prova. O cartão impresso, no entanto, não é obrigatório.

Na prova - As pessoas inscritas devem levar caneta esferográfica com tinta preta, fabricada em material transparente para realizar a prova.

Documentos - Os participantes só poderão entrar no local de aplicação com documento original oficial com foto. A Carteira de Identidade; a Carteira Nacional de Habilitação e o Passaporte são alguns dos documentos válidos para a identificação do participante, listados no edital. Cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas.

Fique atento! Quem não puder levar a identificação porque perdeu, foi furtado ou roubado deve apresentar um boletim de ocorrência, que deve ser expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias anteriores à aplicação do exame. O participante que apresentar documento original com foto danificado ou ilegível poderá fazer a prova, desde que se submeta à identificação por biometria, informações pessoais e assinatura em formulário apresentado pelo aplicador.

Caderno de provas - A novidade para todos os participantes desta edição é que o caderno de provas terá um espaço para anotar as respostas. Com isso, as pessoas que prestam o exame poderão conferir o gabarito mais tarde. É possível levar alimento para a sala de provas, mas é obrigatório permitir que os fiscais revistem o lanche.

Conteúdo - Pela manhã, serão aplicadas as provas de ciências naturais e matemática para o ensino fundamental. Para o ensino médio, os temas são ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

À tarde, os participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação, para o ensino fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio.

Fonte: Ministério da Educação

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: