TRABALHO EM CASA

Saiba como minimizar os barulhos em casa durante o home office

Adaptações no espaço de trabalho residencial ajudam a melhorar a qualidade sonora do ambiente


Home Office

Home Office Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas adotadas para mitigar seus efeitos, a rotina de todo mundo mudou. Quase quatro meses depois, as pessoas ainda tentam se adaptar ao home office, às reuniões via videoconferência e, claro, aos inevitáveis barulhos da residência nesse momento.

Durante esse período, foi comum assistir a vídeos de reuniões com situações inusitadas, falhas na conexão, barulhos externos e invasão das crianças no expediente dos pais. Essas eventuais distrações podem até parecer mínimas diante de horas de expediente, mas, se os barulhos vindos da casa, da rua ou dos vizinhos forem elevados e constantes, adaptações devem ser realizadas para que a concentração não seja perdida.

Para especialistas, esses casos devem ser analisados, já que o barulho pode não representar falhas significativas na comunicação durante as reuniões. Para que a inteligibilidade possa ser elevada, tem que ter boa relação sinal-ruído. Minha voz tem que ser mais elevada em relação aos ruídos", observa o físico e professor do curso de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da UFPA (Universidade Federal do Pará), Gustavo da Silva Vieira de Melo.

Veja como minimizar os barulhos durante o home office.

Analise o local

Em grandes espaços vazios, é comum que exista eco, já que as ondas sonoras irão refletir na superfície e retornar. "Se eu tiver um ambiente com mais mobília, panos, tecidos, eu vou conseguir ter uma resposta com menos influência dos sons da sala e com mais informação da voz direta", entende Melo.

Assim, o ideal é analisar o local que é usado como escritório em casa. Se o ruído sonoro foi interno – vindo de dentro da residência –, aumentar a vedação das portas e janelas, fechando frestas com material emborrachado, é a solução mais indicada.

Agora, se a maior parte dos barulhos é externa, também é preciso levar em conta sua proximidade com a rua, pois o barulho de veículos e de quaisquer obras será mais intenso. Se for possível, mudar de cômodo pode ser o ideal, mas inserir cortinas, tapetes, panos e almofadas também traz resultados efetivos. 

Equipamentos

Para solucionar os ruídos em videochamadas, também é importante ficar atento aos equipamentos utilizados. Há microfones que captam, essencialmente, apenas a voz, e não todo o barulho do ambiente, como o unidirecional.

Além disso, também há os fones: especialistas indicam que um headset profissional com duas conchas seja o ideal para entender melhor o que é dito, já que os demais não ficam tão próximos do canal auditivo. Há, ainda, aplicativos para celular e computador que são capazes de eliminar os ruídos de fundo.   

Fonte: Rodolfo Milone

Próxima notícia

Dê sua opinião: