O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (1º), no Centro de Convenções de Teresina, da 12ª edição do Diálogos pelo Piauí, anunciando a intenção de torná-la uma política permanente. O evento realizado hoje em Teresina marca o encerramento das plenárias do programa realizadas nos 12 territórios de desenvolvimento do estado. Ao todo, foram registrados mais de 7 mil participantes inscritos e 1.035 propostas apresentadas, das quais 420 foram selecionadas como prioritárias.
“Foi uma experiência muito positiva. Ouvimos gestores públicos e representantes da sociedade civil, que apresentaram propostas em sete eixos temáticos, com cinco proposições em cada um. A meta agora é transformar o Diálogos pelo Piauí em política pública de Estado”, afirmou Rafael Fonteles.
O gestor explicou ainda que diversas sugestões já foram incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) do Estado e que, com as novas escutas, o documento poderá ser revisado para incluir outras demandas apresentadas pela população. Entre as prioridades apontadas, o governador destacou o fortalecimento da agricultura familiar no território, que concentra o maior mercado consumidor do estado. “Queremos conectar esse mercado aos produtores, incentivar cooperativas, ampliar a assistência técnica, realizar concurso para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) e dobrar as vagas do programa Juventude Rural. Nossa meta é zerar a importação de frutas e hortaliças comercializadas na Ceasa e certificar nossos produtos”, detalhou Rafael.
Na área da segurança pública, Rafael ressaltou a redução de homicídios e o reforço do efetivo policial, pontuando que o foco agora é diminuir as mortes no trânsito, com intensificação das fiscalizações. Também garantiu investimentos em saúde, cultura, esporte e educação, citando o fortalecimento das estruturas já existentes, a ampliação dos editais culturais e esportivos e o compromisso com o reajuste e valorização dos servidores estaduais.

Nesta última etapa, foi contemplado o Território Entre Rios, composto por 31 municípios. A vereadora Luciana Alencar, de Água Branca, representou o eixo socioeconômico e reforçou o impacto positivo do projeto. “A agricultura familiar sai fortalecida, com mais assistência técnica e a implantação do cinturão frutífero. Como disse o governador, podemos aumentar o PIB do estado com a agricultura familiar organizada”, afirmou a parlamentar.
O programa Diálogos pelo Piauí tem como objetivo ouvir a população, gestores públicos e representantes da sociedade civil para definir prioridades e construir, de forma participativa, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável. O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que o principal objetivo do programa é compreender as diferentes realidades dos 224 municípios. Ele ressaltou que houve recorrência em temas como extensão rural, proteção à mulher, saúde mental, segurança hídrica e oportunidades para a juventude.
Fonte: Governo do Estado