Geral

Projeto ANUNCIAR: escola Lunalva Costa mobiliza com projeto interdisciplinar.

O ensino do gênero textual anúncio foi realizado na escola municipal de forma dinâmica e interativa.

Da redação

Terça - 19/07/2022 às 08:28



Foto: Divulgação Projeto Anunciar
Projeto Anunciar

Alfabetizar na perspectiva do letramento. Essa foi a missão empreendida pelos Professores Italo Rômulo e Tatielli Costa da Escola Municipal Lunalva Costa em Teresina –PI ao desenvolverem, em conjunto com toda a escola, o Projeto ANUNCIAR.

Após receberem instruções formativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação,  a cerca do gênero textual que deveria ser trabalho no transcorrer do bimestre, os professores do 5º ano do ensino fundamental decidiram ir além da exposição de caraterísticas ou execução de listas e exercícios e impactaram a aprendizagem dos alunos com estratégias que viabilizaram a aprendizagem significativa de aprender fazendo.

O ensino do gênero textual anúncio foi realizado na escola municipal de forma dinâmica e interativa. " Iniciamos ouvindo os alunos, fizemos uma roda de conversa para saber se eles estavam dispostos a embarcam nessa jornada. Tínhamos um esboço do que pretendíamos, porém foi com essa conversa que conseguimos engajar as turmas pois acatamos muitas sugestões que vinham deles e isso gerou um interesse coletivo" afirmou a professora Tatielli Costa.

Nas etapas seguintes do projeto os alunos também tiveram papel ativo na construção de cada momento da aprendizagem. A criação campanha para conscientização e combate a Covid-19, leilão de livros para o desenvolvimento de habilidades orais, a elaboração de anúncios para venda e troca de brinquedos usados, a criação de receitas, divulgação e venda dos produtos criados junto a comunidade escolar foram algumas das atividades que favoreceram o processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Lunalva Costa.

" Foi super interessante visualizar a aplicação do que era ensinado diretamente na prática. Quando os alunos planejavam e construíam os anúncios usando  termos como linguagem verbal, não verbal, slogan, lucro, isso nos trazia evidências, a partir do vocabulário dos alunos,  que o projeto seria exitoso." destacou professor Italo Rômulo.

A interdisciplinaridade com outras disciplinas também constituiu uma excelente estratégia para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Alinhado com a professora de Matemática foi realizado aulas para a compreensão da Linguagem Matemática na construção dos anúncios, além disso outros conteúdos foram trabalhados em Geografia na exposição dos diversos sistemas monetários que são aplicados em diferentes blocos econômicos mundiais, em História  foi resgatado a história das moedas brasileira, em Artes foi trabalhado a criatividade na construção de Logomarca, em Ensino Religioso tratado sobre o comportamento ético para os negócios entre outras disciplinas além da aplicação prática de estratégias de empreendedorismo.

VEJA MAIS:

Seplan lança a plataforma DataCepro

Regina Sousa promove oficiais e praças do Corpo de Bombeiros e entrega equipamentos

Empresário perde controle de Audi e bate em poste na avenida João XXIII

Fonte: Ítalo Romulo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: